Caaporã e o 5º Encontro Indígena.
Abaçaí Cultura e Arte realiza CAAPORÃ – 5º Arranchamento Indígena
Intitulado Caaporã, ou seja, “Mato Bonito” aeu significado em Tupi, o Arranchamento Indígena é realizado anualmente pela Abaçaí Cultura e arte. Assim,k está agora em sua 5ª edição, que marcará a retomada do encontro após dois anos de pandemia do Covid-19.
Caaporã e o 5º Encontro Indígena
Assim, este 5º Encontro Indígena, que acontecerá entre 16 e 22 de maio, na Fazenda São Bernardo – local de nascimento da artista modernista, Tarsila do Amaral – no município de Rafard, no interior do Estado de São Paulo, região de Campinas, é uma realização da Abaçaí Cultura e Arte, com apoio da Prefeitura de Rafard – Diretoria de Cultura, Esporte e Turismo.
Então, além do evento propiciar o arranchamento dos indígenas, estabelece um espaço de vivência e momentos de interação das etnias participantes com o público presente. Dessa forma, entre eles haverá estudantes, professores, assim como, visitantes em geral.
Com entrada franca para todos os públicos, o evento contará com: artesanato indígena; apresentações culturais (dança, música, rodas de conversas); comida caipira e cantina.
Já foram confirmadas a participação de representantes das etnias: Pankararé, Kariri-Xocó, Fulni-ô e Tupi-Guarani.
Caaporã e o 5º Encontro Indígena
ABAÇAI
A palavra Abaçaí também vem do Tupi representa um espírito que habita os ermos das florestas e convida a dançar, cantar e fazer festas. Usando como referência, este mito Tupi, a Abaçaí Cultura e Arte quer convidar todos para dançar, cantar e fazer festa com os indígenas.
Serviço:
Data: de 16 a 22 de maio de 2022.
Horário: a partir das 9h00
Onde: Fazenda São Bernardo, Abaçaí – Rafard, SP
Entrada Livre
Contato para agendamentos de grupos:(11) 3312-2900
(11) 99701-2378 (Noeli Santos)
(11) 97255-5055 (Henriques Lemos)
Fonte: Miller Gomes
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Leia: Primeira semana de maio celebra trabalhador e literatura