Blefaroplastia: saiba mais sobre a cirurgia estética das pálpebras – Dra. Samira Cutrim
Hoje sabemos que a região periocular é a primeira a sofrer com os sinais do envelhecimento. Assim então, a Blefaroplastia é a cirurgia destinada a corrigir a flacidez da pele das pálpebras e bolsas de gordura que se tornaram aparentes. A blefaroplastia é considerado um procedimento relativamente rápido e o paciente retorna rapidamente às suas atividades habituais.
Segurança
“Atualmente dispomos de diversos recursos estéticos que buscam o rejuvenescimento da área dos olhos (toxina botulínica, fios de PDO, lasers), mas quando há indicação cirúrgica, o Oftalmologista com área de atuação em cirurgia Plástica Ocular executa o procedimento com segurança e preservando a função das pálpebras e a saúde ocular” – reforça nossa convidada, Dra. Samira Cutrim Barbosa, oftalmologista apaixonada pela Blefaroplastia, dedicada aos cuidados com as pálpebras.
Uma paixão chamada PLÁSTICA OCULAR
Dra. Samira, é maranhense, residente na capital – São Luís, cursou faculdade de medicina na Universidade Federal do Maranhão e sua residência em Oftalmologia foi no hospital Universitário Presidente Dutra, também vinculado à Universidade Federal.
Além disso, residiu em Belo Horizonte, para cursar a Subespecialização em Cirurgia Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais no Hospital das Clínicas de Belo Horizonte – Minas Gerais, entre 2018 e 2019.
“Para mim, foi uma das melhores decisões que tomei, com o apoio da minha família consegui fazer um dos Fellowships mais conceituados do país, com uma rotina de trabalho pesadíssima mas essencial para minha formação profissional” – relatou ela.
Como é a cirurgia?
Com isso, Dra. Samira conta que a cirurgia estética das pálpebras mais conhecida como Blefaroplastia é um das cirurgias plásticas mais realizadas no mundo.
Como a incisão (corte) da cirurgia de blefaroplastia superior é realizada na prega palpebral (“dobrinha” da pálpebra), a cicatriz fica escondida e em muitos casos imperceptível. Podendo ser realizada nas pálpebras superiores e inferiores no mesmo ato cirúrgico, se não houver nenhuma contra-indicação.
Explica também que nos primeiros dias após o procedimento é esperado inchaço e sensibilidade local. Equimoses (“áreas arroxeadas”) são comuns. Recomendam-se compressas geladas várias vezes ao dia, repouso relativo e uso de colírios lubrificantes oculares. Os pontos costumam ser retirados de 5 a 8 dias.
O pós-operatório
Dra Samira, esclarece que o pós-operatório é indolor: “Por incrível que pareça, o paciente não sente dor durante (pois é realizada com anestesia local e sedação endovenosa) e não sentirá dor nem depois da cirurgia, só precisa seguir as orientações pós-operatórias corretamente e retornar nas datas combinadas da revisão cirúrgica. Executo minhas cirurgias em ambiente hospitalar com todos os cuidados necessários. Meu objetivo sempre é dar o melhor de mim e entregar o melhor resultado possível para meus pacientes, sempre com responsabilidade e segurança”
Enfim, procure um cirurgião plástico ocular certificado pela Sociedade de Cirurgia Plástica Ocular de sua confiança e realize seu sonho!
Dra. Samira, te convida a saber mais sobre a sua área de atuação e a sua nova fase profissional.
Atendimentos no Hospital de Referência Oftalmológica do Maranhão – HRO
Conheça mais sobre seu trabalho
Siga Dra. Samira no Instagram:@dra.samiracutrimoftalmo
Jornalista: Ranai Lima
Siga Ranai Lima no Insta
Veja mais: KADESH X PSICO lançam clipe “Sempre Ouvindo Rap”
GOD SAVE THE FASHION 360°