Autor do livro Pandemia 2020 concede entrevista exclusiva
Dr. César Anibal Aguiar Benavides é formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, há mais de 16 anos está em Campo Grande – MS, em 2004 tornou-se Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atualmente também é Membro Internacional da (ASPS) American Society Of Plastic Surgeons.
A princípio, além das atividades em consultório e a prática em cirurgia estética e reparadora, ministra aulas para o curso de medicina como professor convidado e já exerceu cargos como presidente regional da (SBCP) Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica, bem como Tesoureiro e Secretário da SBCP-MS, além de atuar como Perito Médico Judicial em Cirurgia Plástica.
Dessa forma, em meio a um contexto de pandemia e de mudanças abissais produzidas pelo COVID – 19, médico resolve assumir o desafio de falar detalhadamente com base em estudos, sobre como superar o desespero, a depressão, crise de ansiedade e inúmeros outros transtornos que surgiram ou foram intensificados.
Desta feita, Dr. César Benavides faz reflexões de modo analítico contribuindo para o entendimento e superação de dilemas que estão em voga no momento. No livro intitulado: PANDEMIA 2020: histórias e reflexões de um período de alerta à humanidade, o cirurgião plástico faz um densa análise sobre diversas nuances do dia a dia e, sobretudo, fala amplamente de temas que nos são muito caros no momento atual.
Autor do livro Pandemia 2020 concede entrevista exclusiva
A pandemia é o assunto, número um, no Brasil e no mundo. A reflexão baseada na vasta bagagem acadêmica do Dr. César Benavides fez com que o médico fizesse reflexões e criasse uma obra, que possui imensa relevância para todos nós no contexto atual.
Então, em uma entrevista exclusiva e muito enriquecedora, o médico fala comigo sobre a importância de se refletir sobre aspectos ligados a humanidade, serenidade, paz, harmonia, amor, solidariedade e sabedoria e de que tais segundo, Dr. César podem competir ou se unir à ambição, ganância, egoísmo, busca por mais e mais triunfos econômicos, ou haveria a possibilidade de ocorrer equilíbrio dinâmico de tudo isso, impulsionado pela ameaça à vida humana por essa doença recentemente surgida que até ser controlada.
Assim, adquira já o livro por meio do link da Life Editora.
Autor do livro Pandemia 2020 concede entrevista exclusiva
Entrevista exclusiva:
Da criação e o foco do livro
De acordo com o médico César Benavides, primeiramente ele procurou não sair da rotina, de acordar cedo diariamente da mesma forma que sempre faz durante o período de trabalho em que realiza cirurgias todos os dias.
Segundo o médico, além de acalmar a inquietude intelectual durante esse período tenso e estressante, a ideia de escrever o livro, surgiu do impulso de abordar o que poderá mudar a partir desse período da história mundial, baseado em dados científicos progressivamente descobertos sobre uma doença até então desconhecida.
Para o Dr. César, foram surgindo as mais diversas histórias de personagens fictícios, mas com um toque intenso de realidade. Da mesma forma surgiram reflexões impulsionadoras dessas histórias.
Cenário atual
Na avaliação do Dr. César Benavides, estamos em um importante e marcante período da história da humanidade e da evolução humana.
Da criação da vacina
Conforme o Dr. César Benavides, mais de 100 países no mundo inteiro (os que temos conhecimento, afora os que não revelam seus planos científicos) tem seus cientistas trabalhando incessantemente para o desenvolvimento de uma vacina eficaz contra o Covid-19.
Dr. César Benavides ressalta que será um verdadeiro salto científico desenvolver uma vacina em período tão curto de tempo. Uns aprovarão e outros rejeitarão algumas vacinas por não estarem seguros sobre eficácia e efeitos colaterais.
De acordo com o médico, para uma doença conhecida a relativamente pouco tempo não ficaremos surpresos se com o passar do tempo forem desenvolvidas vacinas indicadas para cada tipo sanguíneo, sexo, genótipo, ou susceptibilidade a cargas virais agressivas.
Acrescenta o médico de que na verdade, estaremos em uma balança em que de um lado teremos a luta pela imunoestimulação humana e do outro por medicamentos eficazes contra o vírus. Dr. César destaca que até lá muitas controvérsias, debates com argumentos políticos e econômicos ainda serão vistos. Todos aguardam que a ciência nos surpreenda com o surgimento precoce de uma vacina segura para todos.
Crise de ansiedade, depressão e demais transtornos
Igualmente, para o Dr. César Benavides, as histórias e reflexões farão com que naturalmente os leitores tenham algum tipo de identificação. Na avaliação do médico, alguns personagens apresentam desde inquietudes, conflitos, dúvidas e depressão. Lidar com tudo isso não é nada fácil. Alguns desses estados por vezes levam a tomar atitudes de impulso que levam a consequências desagradáveis e que geram arrependimento.
Dr. César acrescenta que o livro é um convite `a reflexão, a meditar sobre o que passamos atualmente e ao mesmo tempo levar a uma mensagem positiva tem arrancado algumas lágrimas serenas, de conforto e de paz no coração. É disso que precisamos hoje para que passemos bem por tudo o que está acontecendo explica o médico.
Segundo o especialista, o livro ajuda na medida em que transmite uma mensagem de que os leitores não estão sozinhos, e tudo isso passará. Para ele, histórias como as que estão presentes no livro ocorrem ou podem ocorrer em todo o mundo.
Atividades para diminuir a ansiedade e a depressão
Para o Dr. César Benavides, em um momento como este é interessante que as pessoas retomem projetos antigos, como voltar a fazer exercícios com mais frequência, ler livros, ouvir músicas, aprender a tocar algum instrumento musical, desenvolver algum tipo de arte, cultivar as amizades (ainda que à distância), valorizar a família, cuidar dos mais idosos.
A princípio, o médico ressalta que muitas pessoas perderam entes queridos, professores, mestres e amigos. Perdas irreparáveis. Assim, muitas pessoas tiveram que mudar totalmente o estilo de vida. Muitos empresários fecharam suas empresas e tiveram que mudar sua atividade. Isso pode ser necessário durante esse momento.
Portanto, na avaliação do médico, esse é um período de usar a criatividade, de compartilhar planos, de humildemente pedir conselhos, de ser solidário e de demonstrar atenção.
É um momento em que as pessoas (e não coisas) devem ser mais valorizadas. Evitar ficar sentado na frente da TV assistindo notícias fatalistas. Assim como, buscar coisas positivas ajuda bastante e para os casos mais extremos há profissionais especializados como psiquiatras e psicólogos que podem prestar assistência (até certo limite) pelas consultas virtuais, explica Dr. César Benavides.
Finalizando
Levar a sociedade uma informação de utilidade pública é um dever do jornalista mesmo porque, isto implica no esclarecimento e na democratização da informação.
Fotos: Dr. César Benavides
Fonte: Divulgação
Não deixe de ler: Publicitário cria projeto só publicando boas notícias