9 erros comuns cometidos na academia – Jonathan Mota

O Personal Trainer Jonathan Mota, explica erros comuns que as pessoas cometem no dia a dia na academia

Antes de mais nada, o número de praticantes de exercícios físicos em academias ou espaços de treinamentos vem aumentando muito nos últimos anos, seja com o objetivo de ganhar massa muscular, emagrecimento, condicionamento ou saúde.

“Se você busca melhorar o seu desempenho e resultados não deixe de verificar se você comete alguns desses erros, qualquer um deles podem ser fatal quando o assunto é resultado e desempenho.” – explica o Personal trainer Jonathan Mota, para nossa jornalista Ranai Lima.

1 – Não se alimentar corretamente antes dos treinos 

“Assim então, os alimentos que consumimos tem um importantíssimo papel quando o assunto é desempenho físico ou estético, se você quer treinar bem ao ponto de emagrecer, ganhar músculos ou qualquer outro objetivo, o corpo precisa de combustível, para isso o corpo transforma o que comemos em gasolina para abastecer a nossa Ferrari, experimente não abastecer o seu carro e acelerar até a outra cidade para vê o que acontece.” – afirma, Jonathan Mota.

9 erros comuns cometidos na academia  - Jonathan Mota
Personal Trainer Jonathan Mota – foto: Divulgação / acervo pessoal
2 – Não aquecer o corpo 

Então, esse erro é muito comum, o cidadão chega na academia cumprimenta os amigos, enche a garrafinha de água, prepara a máquina que irá usar e não prepara o mais importante, o seu corpo! O aquecimento e preparação deve ser realizado antes do treino, seja através de movimentos leves antes do exercício que irá fazer, movimentação das principais articulações do corpo e principalmente as que forem utilizadas,

Além disso, a ativação dos principais músculos de estabilização do corpo, cintura pélvica. Abdômen e cintura escapular

3 – Fazer apenas musculação ou exercícios aeróbios 

Assim como o arroz precisa do feijão, o Batman precisa do Robin ou o comprador precisa do vendedor…. Então, a musculação e a atividade aeróbia se complementam, cada uma tem a sua função e precisam ser trabalhadas, a musculação te ajudará a aumentar a massa muscular e o metabolismo basal e o aeróbio a melhorar o sistema cardiorrespiratório e potencializar o gasto calórico.

4 – Não ajustar a carga ideal para os exercícios 

Sabe quando o seu professor coloca 3×8, 4×12 ou 3×15…. Isso tem um significado muito importante, ex 3×8 significa que você irá colocar uma carga para fazer 8 repetições no máximo 9 e no mínimo 7, ou seja você precisará finalizar o movimento bem próximo de 8. O músculo não sabe contar, pra ele o que vale é a intensidade, conseguimos fazer com que ele entenda executando até o limite das 8, 12, ou 15 repetições que estiver na sua ficha de treino, explica Jonathan Mota, Personal trainer.

5 – Recuperações muito longas entre os exercícios ou séries 

Logo então, ficar batendo papo ou no Instagram e WhatsApp durante um exercício e outro é um erro muito grave. Aliás, o tempo de recuperação estipulado em sua ficha precisa ser seguido à risca, ele  dura exatamente o tempo que os seus músculos precisam para recuperar os estoques de glicogênio, quanto mais rápido você voltar para os exercícios melhor porém precisa esperar os estoques se reestabelecer e esse tempo é estimulado em sua ficha.

9 erros comuns cometidos na academia  - Jonathan Mota
Personal Trainer Jonathan Mota – foto: Divulgação / acervo pessoal

6 – Extrapolar na carga e executar os movimentos deixando de lado a técnica 

A carga sem dúvida é um fator fundamental quando o assunto é aumentar a massa muscular e emagrecer, porém ela deve ser ajustada de acordo com a sua capacidade de realizar o movimento com a postura o mais correta possível, peça para algum profissional de educação física avaliar os seus movimentos e perceba em poucas semanas grandes diferenças em seus treinos.

7 – Seguir sempre a mesma planilha, ficha ou treino 

Além disso, os músculos se adaptam rapidamente aos danos causados nas fibras musculares pelo o exercício, basicamente ele recebe o estímulo causado pela musculação, fica mais forte e preparado para receber o próximo estímulo e não sofrer tanto, se você fizer treinos sempre com a mesma intensidade ou do mesmo jeito no caso ficar mais de três meses com o mesmo treino, o seu músculo já adaptado ao que você está fazendo, não precisará se tornar mais forte e por consequência não irá desenvolver e se tornar maior e mais forte.

8 – Não ter uma rotina de treino 

Dessa forma, ser o famoso turista da academia não te levará aos resultados, a constância é o segredo, prefira fazer um pouco por dia ou a cada dois dias com frequência e rotina, do que treinar forte uma semana e faltar duas e querer tirar a diferença treinando super pesado quando voltar, o corpo não entende esse sistema de compensação que muitas pessoas criam em suas cabeças

9 – Fazer treinos muito longos 

Afinal, fazer treinos muito longos não irá te fazer ter mais resultados, ficar horas na academia com rotinas de musculação ou aeróbias são perda de tempo e podem te levar inclusive ao efeito contrário, em vez de ganhar massa muscular você poderá perder músculos por desgaste e falta de energia causada pelo treinamento. Assim, os músculos possuem estoques para atividades de no máximo 1h30 de alta intensidade, acima disso precisará suplementar, atividades   intervaladas curtas de alta intensidade, foram comprovadas pela ciência que gastam mais calorias do que atividades  de baixa intensidade e longa duração.

Acompanhe Jonathan Mota.

Acesse: @coachjonathanmota

Veja mais : www.jonathanmotapersonal.com.br

Veja mais: KADESH X PSICO lançam clipe “Sempre Ouvindo Rap”

GOD SAVE THE FASHION 360°

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui