Fernanda Lupo e Márcio Bortolusso realizaram o projeto 6 Hard Xpeditions
O casal de exploradores-documentaristas Fernanda Lupo e Márcio Bortolusso, realizaram uma das maiores e mais extremas expedições multiesportivas já entabuladas, o projeto 6 Hard Xpeditions.
A expedição foi idealizado com formato inovador no cenário mundial e ações nunca antes ousadas por outros expedicionários.
Foi planejada para ir muito além de uma aventura meramente “desportiva”, mas sim como uma empreitada “científica-exploratória” capaz de trazer benefícios concretos aos seres e regiões que tanto engrandecem e inspiram o casal.
Foram 6 anos de preparativos, um extraordinário desafio subdividido em uma série de expedições inéditas.
Durante a jornada de 12 meses e 20 mil quilômetros percorrendo alguns dos rincões mais belos e selvagens do País, o projeto provou ser uma aventura verdadeiramente pioneira e extremista.
Aventura com explorações de alto risco e dificuldade técnica, autossuficiente (sem apoio externo, guias ou animais de carga), com elevado desgaste físico e psicológico, somente com tração humana durante as atividades, non-stop e com logística minimalista.
Realizando importantes pesquisas e ações socioambientais, o casal concluiu a escalada do imponente e tido como impossível Pico Sem Nome.
Pico Sem Nome, uma das mais duras expedições a remo em rios da Amazônia, uma das maiores explorações de cachoeiras do mundo (com a descoberta da maior cachoeira do Brasil), o primeiro inventário de cavernas submarinas de um arquipélago brasileiro, uma inédita ultra maratona percorrendo toda a costa oceânica do Uruguai e um dos maiores desafios de Stand Up Paddle já realizados.
Fotos: Divulgação