3 dicas para abrir seu próprio negócio

3 dicas para abrir seu próprio negócio

Entre os vários sonhos do brasileiro médio, ainda está o de abrir seu próprio negócio, nem que seja a famosa empresa de “fundo de quintal”. A experiência do empreendedorismo e da autonomia é algo que realmente atrai muitos.

De fato, não é incomum ver pessoas juntando dinheiro como assalariadas para poderem atingir esse nível de liberdade. Ou ainda, aproveitando o valor de uma rescisão contratual trabalhista, ou mesmo de um processo trabalhista.

Assim, depois de juntar um capital inicial mínimo, a pessoa começa a se aventurar a estudar um nicho de mercado, a infraestrutura que será responsável pela execução da firma, bem como eventual mão de obra, parcerias, equipamentos e afins.

Se formos analisar por esse ângulo, nos últimos anos tem sido cada vez mais fácil empreender. Primeiro que os nichos têm se expandido, como a possibilidade de fazer caneca personalizada com foto sem sair de casa.

3 dicas para abrir seu próprio negócio

Segundo que a internet facilitou incrivelmente o modo como uma pessoa qualquer pode criar e promover sua marca, seja em função de uma solução ou produto digital, como os infoprodutos. Seja em função de um produto físico ou serviço no sentido tradicional.

No segundo caso, o que a empresa faz é vender pela internet e realizar a cobrança por meio digital, mas o despacho ocorre por transportadora, de modo tradicional. Assim, a internet foi apenas um meio para realizar as negociações e a transação.

Enfim, são diversas gamas de possibilidades em termos de modelo de negócio. Alguns até permitem que a pessoa faça anúncios e vendas de itens que ela nem sequer tem no estoque, de modo que ela solicita que a própria fábrica despache após a venda.

Isso também mostra como a internet abre um universo de possibilidades, no sentido de realmente permitir que qualquer um comece do zero absoluto, e que vá se firmando aos poucos e criando algo grandioso, dando um passo por dia.

Busca no Google

3 dicas para abrir seu próprio negócio

Para confirmar isso, basta abrirmos um motor de busca como o Google, e pesquisar por algo como pintura de estacionamento. Em poucos segundos surgem dezenas ou mesmo centenas de resultados, alguns deles da parte de profissionais liberais.

Ou seja, são pessoas que prestam serviço de modo autônomo, como donos de sua própria PJ (Pessoa Jurídica), em vez de serem representantes de uma empresa maior que contrata funcionários. Isso já é um passo na direção do empreendedorismo.

Seja como for, o que precisa ficar claro é que abrir um negócio próprio é algo exigente, por mais que hoje os caminhos estejam mais facilitados e democratizados. No fundo, é preciso ter um perfil diferenciado em relação a um funcionário.

É justamente por não compreender isso que algumas vezes o sonho acaba dando errado. Não à toa, o próprio SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) já fez algumas pesquisas bem importantes nessa área.

Uma delas revelou que apenas 20% das pequenas empresas que abrem resistem ao primeiro ano de atividade, e 80% acabam quebrando. Ou seja, de cada dez novas firmas, apenas duas vão resistir por mais de doze meses.

Certamente, quando alguém abre um negócio na área de piscina para academia, o que essa pessoa quer é prosperar. Ou seja, encontrar um caminho sério, sólido e sustentável, que permita crescer aos poucos, conquistando cada vez mais clientes.

No entanto, embora os números do SEBRAE revelem a realidade no curto prazo, no médio e longo prazo a situação não necessariamente melhora: dentro de cinco anos, das empresas que resistiram, apenas metade sobrevive. 

Ou seja, em um arco de meia década, de cada dez empresas abertas, apenas uma prospera. Não é preciso ver essa pesquisa realizada com maus olhos, como se a intenção dela fosse desanimar alguém, mas justamente o contrário.

Trata-se da necessidade de ser realista e entender melhor onde cada um está pisando. Somente ao entender isso é que se pode falar sobre as 3 melhores dicas para o seu negócio próprio poder ser aberto e promovido com consistência, como feito aqui.

No fundo, também vamos tratar da importância de abrir um negócio, haja visto que isso realiza não apenas um sonho individual, mas também coletivo. Afinal, a empresa vai gerar empregos, parcerias e oportunidades de todos os tipos.

Um ponto bacana é que tais dicas e conselhos servem para qualquer segmento, seja uma marca de prestação de serviço como limpeza de bico e vela, ou então uma firma da área de prestação de serviços mais populares.

Em qualquer um dos casos, é preciso entender quais estratégias vão ajudar na prosperidade do negócio, de modo que ele possa atrair clientes, afastar a concorrência e enfim se tornar uma referência em seu próprio segmento.

3 dicas para abrir seu próprio negócio

A importância e as vantagens

Não podemos esquecer que a economia de qualquer país democrático é alimentada sobretudo pela iniciativa privada. Ou seja, pelo empenho de empreendedores, como pessoas que servem a sociedade por meio de suas empresas.

Ou seja, são as novas ideias voltadas para produtos, serviços e soluções de todo tipo que movem a economia. Justamente por criar um mercado fortalecido no qual alguns fazem o papel de promotor de soluções, e outros de consumidores delas.

Além disso, é importante entender que quem atende esse chamado na vida, realiza um sonho pessoal que dá para a pessoa as ferramentas necessárias para uma realização muito especial.

Muitas vezes, a diferença entre uma empresa de limpeza de pedras que é criada no fundo do quintal e próspera, e outra do mesmo nicho que abre em situações até mais favoráveis, porém acaba quebrando, é o empenho do próprio fundador.

Em termos práticos, alguns traços que não podem faltar para um empreendedor que realmente pretende crescer e garantir o futuro do seu negócio são os seguintes:
  • Ter controle da agenda;
  • Não desperdiçar seu tempo;
  • Saber tomar decisões;
  • Ter perfil de autonomia;
  • Não ter medo do desafio;
  • Ter visão de longo prazo;
  • Ter responsabilidade pessoal;
  • Querer gerar empregos;
  • Saber aprender sempre.

Enfim, são vários traços que somados vão tornando a aventura do empreendedorismo cada vez menos arriscada e mais gratificante. As vantagens disso é que no fundo a pessoa se torna responsável pelo seu próprio futuro.

Ou seja, quem abre um negócio próprio pode conduzir suas decisões e seus propósitos de modo mais direto. Claro que há um risco de que o negócio pode não ir tão bem, porém o funcionário também tem um risco de perder o emprego.

Então, nesse sentido, abrir um negócio próprio é algo que vale a pena, haja vista que a estabilidade total e garantida não existe em lugar nenhum.

1. Tenha um Plano de Negócio

Também conhecido como Business Plan, o Plano de Negócio pode parecer algo teórico demais e desnecessário. Contudo, é graças a ele que um empreendedor chega a estudar seu mercado e dominar todas as frentes necessárias.

Deste modo, se a empresa vai atuar na área de bateria de moto, você já começa a compreender melhor quais serão seus concorrentes diretos. Ou seja, quem já atua nesse mercado de modo eficiente, até para servir como modelo.

Além disso, você começa a estudar melhor seu público e as chances reais de crescimento. Adiante detalharemos isto, mas o que precisa ficar claro é que é preciso colocar o Plano de Negócios na ponta do lápis, criando um documento com todas essas informações.

2. Priorize a marca e o marketing

Hoje em dia todo mundo pode fazer marketing. Se antes só as grandes marcas podiam aparecer nas maiores vitrines, que eram as da televisão e das revistas, atualmente essas vitrines são os buscadores e as redes sociais.

Sendo que é possível aparecer ali mesmo sem nenhum orçamento. Se você lida com braquete porcelana Morelli, pode publicar artigos no blog e fazer postagens nas mídias sociais de modo orgânico, crescendo aos poucos e sem custos.

Com o tempo, o próprio negócio gera um caixa que vai permitir fazer anúncios, atingindo muito mais gente e fortalecendo sua marca. Sem o marketing isso seria impossível.

3. Controle todos os números

Por fim, depois de estudar todo seu mercado, dos concorrentes à clientela, e de fazer sua comunicação por meio do melhor marketing, é preciso ter metas e monitorá-las. Ou seja, você precisa controlar os números.

Aquela velha afirmação de que informação é poder continua valendo. Assim, quem trabalha com cortina rolo com guia define uma meta de determinada cota de vendas, e depois monitora isso com planilhas, fazendo a devida contabilidade e administração.

No fim das contas, é preciso saber o que está dando certo, para ser replicado e ampliado. E o que não está indo tão bem, para ser melhorado ou mesmo descontinuado.

Considerações finais

Finalmente, conseguimos detalhar a importância de abrir um negócio próprio, além das vantagens e benefícios que isso traz a todos, donos e funcionários.

Além disso, listamos acima as melhores dicas que todo empresário precisa seguir, sobretudo no começo dessa aventura incrível que é a de abrir um negócio próprio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

Fotos: Divulgação
Fonte: Divulgação
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