Waldeck Carneiro e a Comissão de Educação da ALERJ. Waldeck Carneiro é Professor da Faculdade de Educação da UFF, da qual foi Diretor por dois mandatos.
Presidiu inicialmente, o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades de Educação das Universidades Brasileiras.
Morador de Niterói há quase vinte anos, Waldeck é carioca, nascido portanto, no bairro de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio e filho de nordestinos.
Waldeck Carneiro e a Comissão de Educação da ALERJ
Dessa forma, sempre estudou em escola pública e graduou-se em mestrado na UFF.
Outrossim, com bolsa de estudos, cursou e concluiu o doutorado em Sociologia da Educação na Sorbonne, Paris, França.
É autor de várias publicações, naturalmente, na área de política educacional.
Além de Membro da Academia Fluminense de Letras.
Exerceu conclusivamente, até o final de 2014 o terceiro mandato de Vereador pelo PT em Niterói, onde foi Secretário de Educação (2005-2008) assim como, Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (2013-2014).
Inaugurou, nas duas gestões, vinte e quatro escolas e creches, além de telecentros, bibliotecas populares, Núcleo de Produção Digital, Projeto Wifi na Praça, Plataforma Urbana Digital, entre outras iniciativas.
Planejou e implementou nesse ínterim, dois Planos de Cargos para os profissionais da educação (2006 e 2014).
Idealizou o Salão da Leitura de Niterói e organizou três de suas quatro edições, reunindo, na última edição (2014), um público superior a 75.000 pessoas.
Iniciou assim, a implementação da educação integral em escolas de ensino fundamental e formulou o Sistema de Avaliação da Educação de Niterói.
Presidiu a I Conferência Municipal de Educação de Niterói, que consequentemente aprovou o primeiro Plano Decenal de Educação da Cidade. Também presidiu a II Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, que aprovou o primeiro Plano Decenal do setor.
Waldeck Carneiro e a Comissão de Educação da ALERJ
Levou para Niterói o Colégio Pedro II, o Polo do CEDERJ, o IFRJ e a FAETERJ. É autor da proposta de desapropriação do Cinema Icaraí para transformá-lo em espaço cultural multiuso e sede da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.
Também é autor da proposta de criação de um espaço cultural no prédio central dos Correios de Niterói e, como Vereador, é autor de leis sobre educação ambiental; prevenção ao câncer da mama, do colo do útero e da próstata; combate à obesidade infantil; inclusão e cidadania da pessoa com deficiência; popularização da Língua Brasileira de Sinais; acompanhamento de parturientes no pré-parto, parto e pós-parto, entre outras.
Leia também: CEF libera segunda parcela de auxílio emergencial