Conheça os impactos à saúde mental de usuários do transporte público

0
350
impactos à saúde mental

Vários fatores do cotidiano geram impactos à saúde mental e um deles é justamente o transporte público. O Brasil é um país que sofre com o trânsito intenso, principalmente nas grandes cidades.

Em grandes metrópoles, como no caso de São Paulo, o transporte público é essencial, tendo em vista o rodízio de veículos, a distância entre os lugares e a quantidade de pessoas circulando 24 horas por dia.

No entanto, diante do crescimento da população e do aumento de veículos nas ruas, o transporte público é prejudicado. Não existe investimento suficiente no setor, e isso acarreta superlotação, atrasos e outros problemas.

Também existem outras situações que afetam os usuários do transporte público, desde as condições de alguns ônibus e metrôs até episódios de assédio e violência.

As denúncias de assédio chegaram em um nível que algumas cidades resolveram criar vagões exclusivos para mulheres. Quando a situação chega nesse ponto, é importante começar a se questionar sobre a saúde mental.

São vários fatores que desencadeiam e aumentam os níveis de estresse, por isso, este artigo vai explicar a importância do transporte público de qualidade, como evitar prejuízos mentais dentro deles e o que é saúde mental.

Importância do transporte público de qualidade

O transporte público é muito importante porque consegue transportar várias pessoas ao mesmo tempo. Em cidades grandes, eles assumem a função de proporcionar uma alternativa para substituir o automóvel.

O objetivo é aumentar a qualidade de vida da sociedade, uma vez que reduz diversos problemas sociais e ambientais, como:

  • Poluição;
  • Congestionamentos;
  • Acidentes;
  • Investimento em obras caras;
  • Consumo excessivo de energia.

Para um fornecedor de janela de alumínio para lavanderia, vale muito mais a pena contar com um veículo grande que possa entregar diversos produtos ao mesmo tempo e a lógica é a mesma quando se trata de transporte público.

Ele também é muito importante para a economia, justiça social, qualidade de vida e por trazer mais eficiência para as cidades modernas.

A população conta com diversos meios de transporte disponíveis, algo muito importante principalmente para as pessoas que não podem contar com veículo particular.

A ideia de sua criação foi possibilitar que todos pudessem se deslocar de um ponto a outro, mas devido ao crescimento acelerado das cidades, o tempo do trajeto começou a aumentar muito.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, para 52,2% da população, o tempo médio de percurso varia entre seis e trinta minutos, mas quem vive em cidades muito grandes e populosas, pode levar mais de uma hora.

As cidades que mais sofrem com essa questão são São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Além de fazer a manutenção dos veículos com peças de uma loja de freio automotivo, outros investimentos também são necessários.

As cidades precisam investir em infraestrutura e priorizar vias de ônibus para que o transporte público ganhe mais velocidade e a preferência das pessoas. Em muitas cidades, já existem corredores exclusivos para ônibus.

Transporte de qualidade e acessível para todos é sinônimo de desenvolvimento social, entretanto, é necessário que exista uma mudança na mentalidade e aceleração de obras que privilegiam esse tipo de transporte.

Além disso, o Brasil tem muitas cidades grandes que ainda não possuem metrô, algo que aliviaria muito o trânsito e reduziria os índices de poluição.

Como evitar prejuízos mentais no transporte

Tanto os profissionais quanto os usuários de transporte público precisam cuidar de sua saúde mental, por meio de atividades que aliviam a tensão e reduzem o estresse. Algumas dicas para isso são:

Ocupar a mente

As pessoas são diariamente bombardeadas com notícias ruins, como crimes, desemprego, entre outros temas que estão na televisão e na internet o tempo inteiro. Mas esse tipo de conteúdo gera muita ansiedade.

Estar bem informado é muito importante, mas as pessoas precisam procurar assuntos que trazem prazer, como assistir um filme, ler um livro e investir em lazer.

Por exemplo, para alguém que está construindo ou reformando a casa, ao invés de assistir o noticiário cheio de notícias ruins, é muito melhor assistir um vídeo sobre concreto pronto para laje e ter ideias para o projeto.

Ter uma boa noite de sono

As pessoas precisam se conscientizar de que o corpo merece descanso e na quantidade de horas necessárias para repor as energias.

Uma rotina de sono é imprescindível para descansar a mente e o corpo e estar preparado para as tarefas do dia seguinte.

Para dormir bem, primeiro é necessário estabelecer uma rotina indo para a cama e acordando todos os dias no mesmo horário. Também não se deve mexer no celular antes de dormir, visto que a luz do aparelho atrapalha a qualidade do sono.

Instalar o mapa porta acústica para quarto também é uma boa ideia porque vai abafar os sons que vem de fora e ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Passar um tempo com as pessoas queridas

Todo mundo deve priorizar a companhia de amigos e familiares e ter momentos de lazer com essas pessoas para renovar as energias.

Dia a dia de muitos, o estresse é grande, então vale a pena ter sempre alguém querido por perto e quando houver algum conflito, é fundamental estabelecer o diálogo.

Usar bem o tempo livre

As pessoas precisam saber direcionar o tempo livre para atividades prazerosas e se houver pouco tempo disponível, é fundamental pensar em como aproveitá-lo com qualidade.

Aliás, durante as atividades de lazer, não se deve usar o celular, a não ser que ele seja importante para um momento, por exemplo, para fotografar o lugar que estiver visitando.

Buscar apoio profissional

Hoje em dia, existe solução para tudo, desde malha pop 10×10 até os mais variados produtos e serviços, da mesma forma, existem soluções para cuidar melhor da mente.

Quando a pessoa se sente muito angustiada, estressada, triste e exausta é sinal de que precisa de um psicólogo ou psiquiatra e existem muitos profissionais que acolhem esse sentimento.

Infelizmente, a quantidade de pessoas que estão vivenciando algum tipo de transtorno mental é muito grande e esses quadros precisam ser observados com atenção para que não piorem.

Os usuários do transporte público que se sentem constantemente afetados pelo estresse de utilizá-los todos os dias, podem procurar a ajuda de um profissional para superar o momento.

Procurar maneiras de reduzir o uso

Existem pessoas que utilizam o transporte público em excesso, por exemplo, alguém que estuda e trabalha, precisa pegar um ônibus para o trabalho, outro ônibus para o centro da cidade e outro ônibus para a faculdade.

Na volta, pegar outro transporte para descer no centro e finalmente pegar outro ônibus para ir para casa, tudo isso, geralmente enfrentando superlotação. Qualquer um fica estressado e cansado, mas existem maneiras de reduzir esse tempo de uso.

Por exemplo, quem trabalha em um fabricante de barra roscada m10 pode descer um ou dois pontos antes para aproveitar e caminhar. Quando for possível, também vale a pena pegar carona com um amigo ou até mesmo usar transporte de aplicativo.

O que é saúde mental?

Para entender ainda mais a importância da saúde mental, é necessário compreender seu conceito. A saúde mental abrange a integridade emocional, social e psicológica do indivíduo.

Está relacionada a diversos sentimentos, interações sociais e satisfação com a vida, influenciando a maneira como as pessoas pensam, sentem e agem.

Uma empresa de limpeza predial precisa se preocupar com a saúde mental de seus colaboradores porque ela é formada por um conjunto de conhecimentos e habilidades aprendidas durante a vida.

Isso inclui a capacidade de lidar com os desafios do cotidiano e eventos extraordinários. Assim sendo, é um conjunto de recursos para lidar com estressores, como no caso da sobrecarga de trabalho, dificuldades financeiras e perdas de pessoas.

As habilidades mentais do indivíduo permitem que ele se relacione bem com outras pessoas, colaborando com uma comunidade sadia.

A saúde mental também é primordial para fazer escolhas, desde as mais simples, como escolher um colete refletivo personalizado, até as mais complexas, como escolher a profissão que vai seguir.

A saúde mental se tornou um assunto voltado para os adultos, mas também é muito importante cuidar dessa questão em crianças e adolescentes. Assim, eles podem crescer e se desenvolver de maneira mais saudável.

Considerações finais

A saúde mental é um tema muito abordado nos dias de hoje e as pessoas precisam estar atentas porque diversos fatores podem prejudicá-la, inclusive as condições do transporte público que alguém utiliza.

Sabe-se que muitos não podem evitá-los, além disso, usar o transporte público também é uma forma de colaborar com a preservação do meio ambiente.

Cabe aos usuários e aos profissionais do setor procurar maneiras de relaxar e cuidar de sua saúde mental para que o dia a dia se torne mais leve e menos impactado pelas condições do transporte.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui