quarta-feira, julho 1, 2026
spot_img
InícioEstilo de vidaComportamentoQuando a pessoa amada nos abandona

Quando a pessoa amada nos abandona

Perda e Superação

superaçao uiara zagolin na midia

Quando nos apaixonamos, não fazemos essa escolha baseada apenas nas qualidades fantásticas da pessoa amada. Não escolhemos qualidades fantásticas quaisquer: escolhemos aquele amor que não representará uma ameaça à nossa auto-estima, uma ameaça a nossa auto imagem que imaginamos estar a cada dia mais próxima da perfeição. Estamos na verdade inconscientemente revivendo amores infantis.

A paixão por si só já tem um caráter de excesso no sentimento que é fonte de sofrimento. E quando a pessoa que amamos nos abandona isso pode se intensificar em uma experiência ainda pior. Antes da perda da pessoa amada o “eu” podia regular as sensações de prazer e desprazer, pois estava voltado apenas para seu mundinho interior. Depois que A PESSOA AMADA NOS ABANDONA, o “eu” se percebe como algo insuficiente para regular os desequilíbrios entre o prazer e o desprazer, levando à experiência de profunda dor.

A superação vem através de um desinvestimento gradual na imagem da pessoa amada que temos dentro de nós. Esse desinvestimento vai tornando-se possível à medida em que o “eu” toma cada vez mais consciência de que essa pessoa não retornará. E, torno-me mais capaz de aceitar que ela não retornará quanto mais tiver consciência de que ela nunca me satisfará plenamente.

Só se compreenderá isso quem entender que esse texto não é uma pedagogia, não é um “ensinar como fazer”, é apenas um estímulo para colocar o leitor para agir. E, para isso é preciso “matar” essa imagem do outro que tenho dentro de mim e igualmente colaborar para que esse outro mate dentro dele a imagem que ele tem de mim. Quando matamos o “eu” do outro estamos simultaneamente matando nosso próprio “antigo e arcaico eu” e fazendo com isso aparecer a superação

 

Luiz Marcello de Aguiar

Luiz Marcello de Aguiar é  Psicólogo Clínico formado pela UFF, trabalha na linha Psicanalítica e possui como  objetivo divulgar a Psicanálise em uma linguagem simples e acessível para o grande público. Seu intento é democratizar esse conhecimento.

Atua, também, como colunista da Revista Tua e é consultor de Psicanálise da Revista Toda Teen do grupo Abril Cultural.

 

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional da Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Rogerio araujo on Arena Caipirão 2026
Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA