Início Destaque Primeira rodada do Círculo de Reflexões Ética no Turismo

Primeira rodada do Círculo de Reflexões Ética no Turismo

Como parte da programação das atividades que celebram os 70 anos de Turismo Social, o Sesc São Paulo promove na capital paulista o Ciclo de Reflexões Ética no Turismo

0

Como parte da programação das atividades que celebram os 70 anos de Turismo Social, o Sesc São Paulo promove na capital paulista o Ciclo de Reflexões Ética no Turismo

O evento, que ocorrerá em 22, 24 e 29 de maio no Centro de Pesquisa e Formação, contará com especialistas no assunto e antecede o seminário internacional que pretende discutir, em 12 e 13 de junho, os direitos e as contradições do setor e a democratização do acesso às práticas turísticas. 

O Sesc São Paulo comemora, até dezembro de 2018, 70 anos de suas ações em Turismo Social.

Nesse sentido, e por acreditar que a promoção de excursões e passeios deve caminhar em paralelo com as reflexões sobre os impactos gerados pelo turismo, a instituição promoverá variadas iniciativas nesse período. 

Entre elas, ações que têm por objetivo promover uma discussão sobre os direitos e as contradições do setor, assim como repensar a democratização do acesso às práticas turísticas.

Em maio, por exemplo, acontece a terceira edição do Ciclo de Reflexões Ética no Turismo, que abordará a temática “Hospitalidade e Hostilidade”.

O evento, que tem por objetivo difundir os valores do Código Mundial de Ética no Turismo (do qual o Sesc São Paulo é signatário desde 2015), é aberto ao público, profissionais do setor e estudantes e ocorrerá em 22, 24 e 29 de maio no CFP (Centro de Pesquisa e Formação).

Para debater os dilemas éticos da hospitalidade nos dias atuais, alguns subtemas foram selecionados.

 O que É Hospitalidade e por que Estamos Falando Tanto Disso?

Por exemplo, contará com as participações dos especialistas e professores Ana Paula Spolon e Leandro B. Brusadin em 22/5.

No mesmo dia, o professor Luiz Octávio de Lima Camargo abordará os Fundamentos da Hospitalidade. Por sua vez, o painel Fenômenos Migratórios e Dilemas da Hospitalidade:

  • Cultura Urbana e Turismocontará com Com Paulo Illes e Sênia Bastos em 24/5 e, Turismo e Medo Social: Hostilidade, Fatores Restritivos e Propagação do Terror, com o professor Luiz Trigo, ocorrerá em 29/5.

Sobre o Turismo Social

Há 70 anos o Turismo Social do Sesc São Paulo busca ampliar o conceito do viajar, com o foco na democratização do acesso às práticas turísticas.

Durante as atividades propostas – excursões, passeios de um dia, estadas no Sesc Bertioga, palestras, expedições virtuais, oficinas e vários outros tipos de vivências – os participantes são estimulados a encontrar um novo mundo:

  • dialogar com outras culturas, interagir com os habitantes dos locais visitados, conhecer seu patrimônio natural e respeitar suas tradições, sempre de forma responsável e consciente.

CICLO DE REFLEXÕES ÉTICA NO TURISMO

Onde: Centro de Pesquisa e Formação

Endereço: R. Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar (edifício da Fecomercio), Bela Vista

Quando: 22/5 (O que É Hospitalidade e por que Estamos Falando Tanto Disso?, das 10h30 às 12h30,

E Fundamentos da Hospitalidade, das 14h30 às 17h30), 24/5 (Fenômenos Migratórios e Dilemas da Hospitalidade: Cultura Urbana e Turismo, das 19h às 21h30) e 29/5 (Turismo e Medo Social: Hostilidade, Fatores Restritivos e Propagação do Terror, das 19h às 21h30)

Informações e inscrições: www.sescsp.org.br/eticanoturismo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile