Passo a passo de como investir sem ter experiência

0
262
investir sem ter experiência

Sabe-se que investir sem ter experiência é muito possível, mas deve ser feito de forma correta e objetiva. É essencial ter um plano financeiro e saber quais são as metas e objetivos, são essas fases iniciais que podem ajudar muito quem não tem experiência.

Por causa da instabilidade na economia do país, várias pessoas, ainda mais os donos de micro e pequenas empresas, têm visto a importância de fazer investimentos para ter de fato a garantia de sua segurança financeira, o que é muito importante para a saúde do negócio.

Uma companhia que trabalha com a venda de impressora termica etiqueta colorida, por exemplo, pode perceber que é muito benéfico investir alguma porcentagem de seu caixa.

Mas sabe-se que a falta de conhecimento sobre o tema pode resultar em escolhas ruins de investimentos, como aplicar o dinheiro em uma conta poupança ou só deixar o dinheiro se movimentar na conta-corrente, o que vai diminuir muito o poder de compra.

Desse modo, uma das primeiras coisas que as pessoas necessitam entender é que investir é muito diferente de poupar, é aplicar um certo valor pensando na rentabilidade durante um certo período de tempo, seja ele curto, médio ou longo prazo. Vai depender do investidor.

Uma clínica de recuperação de alcoólatras pode querer investir o seu caixa, por isso é importante que se atente a tudo isso. Investir em algumas coisas só trará prejuízos e dor de cabeça, portanto, a empresa deve tentar ter o máximo de cuidado com tudo isso.

Algumas empresas e pessoas físicas até fazem uma consultoria para que a inexperiência não acabe prejudicando muito os resultados financeiros e traga muitas frustrações.

Sabendo disso, este artigo tem o objetivo de ajudar as pessoas a entenderem melhor sobre a necessidade de realizar investimentos de modo seguro, e assim não perder muito dinheiro.

É importante saber que todas as pessoas e empresas podem fazer investimentos, até uma empresa que trate de serviço de acompanhamento hospitalar. O foco de investir é trazer mais rentabilidade, não visando quaisquer outras coisas que possam surgir na mente.

O começo dos investimentos pode até ser incerto, até pode causar medo, assim como tudo que pode ser inseguro. Mas é importante ressaltar que não é tão complicado, é preciso apenas que se tomem as decisões corretas ou que seja o mais próximo possível disso.

É algo até simples. É como ir fazer o exame psicossocial valor, é muito fácil, só é preciso ter cuidado na hora de dar as respostas, sem muito exagero e tudo vai ocorrer como é esperado. O mesmo acontece com o mundo dos investimentos, é necessário muita calma.

Importância de investir corretamente

De modo geral, os seres humanos são impactados principalmente pela formação familiar e pelos traços de personalidade na forma de lidar com o dinheiro.

Em meio a essa régua de posturas, encontram-se aqueles que, por diversas razões, criam as suas poupanças. De modo simples, as pessoas que reservam dinheiro o fazem com as seguintes objetivos:

  • Ter bens ou pagar despesas futuras;
  • Ter reservas que façam frente a tempos de dificuldades;
  • Garantia uma aposentadoria muito mais digna;
  • Criar um negócio próprio;
  • Ter em algum instante independência financeira;
  • Desenvolver um legado para todos os herdeiros.

O maior ou menor grau de poupança tem a ver com a maior ou menor necessidade de segurança financeira da pessoa, nunca deixando de lado os aspectos psicológicos de cada personalidade, pois reservar significa adiar o potencial consumo atual para depois.

Quando realizada, essa poupança é, a grosso modo, canalizada para, aplicações financeiras, aquisição de ações e imóveis, criação de um negócio próprio, só para citar alguns exemplos.

Enquanto a poupança de recursos é muito mais essencial nos primeiros anos de construção do patrimônio individual, com o passar dos anos, investir de modo correto vai ter um papel primordial.

O rendimento real que vai ser gerado pelos investimentos é o que vai fornecer o sustento, já que a capacidade de poupar, em tarefas produtivas, tende a reduzir muito na terceira idade, quando o indivíduo, em geral, já está parando de trabalhar ou já parou.

É nesse quesito que a importância do investimento correto se apresenta, dado que se o indivíduo está investindo errado desde o início, ele só terá prejuízos agora na sua velhice.

Então, quanto mais cedo uma pessoa iniciar a poupar, no mínimo 10% da renda e investir de modo correto, mais rapidamente as metas traçadas vão ser alcançadas.

Por isso, não se deve negligenciar o investimento correto, e o modo de poupar corretamente, tudo isso conta para que as coisas possam sair como esperado.

Alguns cuidados que devem ser tomados

Em seguida, serão apresentados alguns cuidados necessários que o iniciante deve ter antes de investir. Eles também vão servir para quem já é investidor há algum tempo. Ainda mais para usar em um investimento que nunca foi feito antes:

1. Não acreditar em tudo que vê

O primeiro cuidado que se deve ter é o senso crítico. A internet tem vários benefícios, mas é um lugar muito perigoso, ou seja, todos podem postar o que desejam. Por isso, não se deve acreditar em tudo que aparece.

Há empresas que vendem lavanderia EPI, por exemplo, que são extremamente confiáveis e, para se certificar disso, o consumidor só precisa entrar no site e entender a proposta da marca.

Há muitos sites que vão prometer altíssimas rentabilidades, mas que, na verdade, são só mentiras e fraudes. O investidor pode até abrir conta, transferir o dinheiro, mas nunca vai receber o rendimento que foi prometido já que é algo totalmente fraudulento.

2. Saber das garantias

Um dos maiores cuidados antes de investir é que a pessoa deve saber o risco do investimento. Analisar se é seguro, se aquela ação depende da volatilidade, o que acontece se perder dinheiro, tudo isso deve entrar na análise de garantias.

3. Analisar se a instituição é confiável

Há muitas instituições financeiras no mercado e as pessoas não são obrigadas a entender todas elas, mas devem procurar sobre a empresa antes de pôr o seu dinheiro nela. Infelizmente, existe muita fraude na internet e o mais barato pode custar caro.

Por isso, as pessoas sempre compram jaqueta de frio uniforme de qualidade e com um preço razoável, para que tudo fique como esperado e a jaqueta dure.

4. Ter atenção no decorrer da operação

Esse ponto pode ser evidente, mas há alguns riscos operacionais que podem ser simplesmente evitados se a pessoa estiver bem atenta no decorrer da operação do investimento.

Quando o assunto é dinheiro, muitos costumam ter mais cuidado. Ao fazer um saque no caixa eletrônico, fazer alguma transferência entre contas, enfim, ao movimentar o dinheiro, é muito comum verificar tudo uma, duas e até três vezes antes de finalizar tudo.

Por que se deve investir?

Investir é o melhor caminho para todos os empreendedores crescerem as suas chances de serem bem-sucedidos em todas as suas atividades econômicas.

Através dos investimentos, é possível elevar as oportunidades do negócio de espelhamento veicular prosperar, estendendo a infraestrutura ou adquirindo novas máquinas, equipamentos e tecnologias.

Além disso, investir em propaganda e no treinamento de profissionais melhora a imagem da empresa, a produtividade de todos os funcionários, a qualidade de todos os produtos e, como consequência disso, a empresa vai lucrar muito muito mais.

Quando se fala de investimentos financeiros, há inúmeras dúvidas sobre como e onde pôr o capital de giro e as reservas. Um erro muito grande e comum é deixar esses valores bem parados em conta corrente.

O que vai fazer com que a pessoa física ou uma corporação deixe de receber aquele investimento, saindo no prejuízo por causa da inflação. É crucial fazer com que o dinheiro trabalhe a favor, o que quer dizer que a sobra de recursos nunca pode ficar parada.

Alguns passos para investir sem ter experiência

Fazer investimentos exige que as pessoas sigam alguns passos, ainda mais quando o investidor é iniciante e sem experiência, por isso, a seguir, serão apresentados alguns passos importantes:

  • Definir os objetivos;
  • Aprender sobre o mercado;
  • Estipular o valor inicial;
  • Estabelecer bem o tempo;
  • Conhecer bem o perfil de investidor.

Essas são as principais dicas que devem ser seguidas para que o iniciante possa investir bem, cada um deles tem a sua importância.

Considerações finais

Realizar investimentos é uma forma muito eficiente de completar os objetivos, além de ter a garantia da tão sonhada estabilidade financeira. E não importa qual seja o objetivo, pode até ser a vontade de comprar uma tela mosquiteira para sacada.

No entanto, para evitar frustrações, é imprescindível sempre ter muito cuidado, aplicar o patrimônio em diversos produtos financeiros e ainda mais se manter muito bem informado sobre o assunto.

É crucial que as pessoas sem experiência, de fato, estudem sobre os investimentos. Sem um estudo apropriado do tema, há uma chance maior de cometer erros, e o que o investidor iniciante mais deseja é não cometer erros dessa escala.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui