O que fazer para se proteger dos raios
O verão apesar de ser uma estação do ano mais quente, também caracteriza-se pelas fortes chuvas e tempestades. Por isso, é importante ter alguns cuidados…
O Brasil possui a maior incidência de raios no mundo e todos os anos surgem vários problemas causados pelas descargas elétricas. De acordo com INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), desde 2012 o país registrou uma média de 77,8 milhões de raios por ano.
São números assustadores e por isso é necessário ter alguns cuidados, além de tomar algumas medidas para que não haja consequências negativas, como mortes, queima de aparelhos eletroeletrônicos, quedas de árvores, entre outras.
Principais estados e municípios brasileiros que são atingidos
- Amazonas (AM);
- Acre (AC);
- Maranhão (MA);
- Pará (PA);
- Rondônia (RO);
- Mato Grosso (MT);
- Roraima (RR);
- Piauí (PI);
- São Paulo (SP).
Mas então, como proceder nessa situação?
Quando houver uma tempestade é importante ter certos cuidados, seja na rua ou em casa, como por exemplo:
- Mantenha-se afastado de árvores e locais abertos;
- Não permaneça em piscinas, lagos ou rios;
- Não estacione o carro próximo a uma árvore;
- Evite ficar em topos de morros;
- Evite usar o telefone com fio;
- Fique longe de peças e estruturas metálicas;
- Mantenha distância de tomadas e janelas;
- Evite tomar banho caso esteja em casa;
- Desconecte aparelhos eletrônicos (televisão, computadores…);
- Se estiver na rua, procure por um abrigo;
- Se possível, permaneça dentro da sua casa até a tempestade passar.
Para-raios
O que foi dito até o momento relaciona-se a atitudes que qualquer pessoa pode ter em um momento de muita chuva e muitos raios. Porém, existe também a possibilidade de investir em para-raios.
O para-raios consiste em uma haste metálica destinada a proteger locais de descargas elétricas. Ele funciona conduzindo estas descargas até o solo (por meio de cabos condutores) onde são dissipadas sem causar danos nas residências ou empresas.
A instalação do para-raios
Quem realiza este trabalho de instalação são profissionais da engenharia e para que tudo ocorra da maneira certa e o dispositivo funcione bem, é necessário a elaboração de um documento chamado laudo de SPDA para que então todas as informações estejam registradas e com apontamentos.
A sigla SPDA significa: Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. Sendo assim, a partir deste laudo é possível verificar todos os dados relacionados a instalação.
Leia também: Roberto Carlos segue 2019 com agenda lotada de shows