O papel da realidade virtual na simulação de treinamentos profissionais

0
61
realidade virtual

Realidade virtual (RV) é uma tecnologia gerada por meio de computador e que consegue reproduzir cenas e objetos que parecem reais e tem a capacidade de fazer com que o usuário se sinta dentro do espaço projetado.

Para fazer o uso desse recurso, é necessário usar óculos especiais de realidade virtual, que permitem acessar jogos como se o jogador fosse parte dele, no entanto, também pode ser usado com outras finalidades, como no caso do treinamento profissional.

Para muitos, essa tecnologia parece ser futurista demais, mas a verdade é que a ideia por trás dela não é tão recente. Para se ter uma ideia, a Sensorama, um assento embutido em uma máquina que reproduzia filmes em 3D, foi considerada o primeiro recurso.

A invenção é da década de 1950, e desde então, novas possibilidades tecnológicas surgiram e trouxeram uma evolução significativa para que a realidade virtual alcançasse o que é atualmente.

Na área da educação, mostra-se como um recurso muito útil, e da mesma forma, pode ser usado como uma ferramenta de treinamento dentro das empresas.

Este texto vai mostrar algumas atividades de realidade virtual, falar sobre sua importância para o treinamento de profissionais, como é aplicada e os benefícios de investir nessa tecnologia para a empresa.

Atividades de realidade virtual

No cerne da educação, a realidade virtual desempenha várias atividades, e entre as possibilidades que mais se destacam estão:

  • Passeios históricos;
  • Ensino matemático complexo;
  • Simulações;
  • Expressão artística;
  • Sala de aula imersiva.

Essa tecnologia possibilita que os alunos visitem cidades distantes, museus, ruínas, entre outros elementos importantes para a educação.

É possível até mesmo simular um campo de batalha durante a Segunda Guerra Mundial, assim como fazer um passeio pela Via Láctea, entre outras possibilidades que enriquecem o ensino.

Um fabricante de caneca personalizada com foto pode usar esse recurso para treinar seus colaboradores, assim como uma instituição de ensino pode transformar equações complexas em representações mentais.

Para desenvolver as habilidades, outra possibilidade são as simulações que mostram o que um erro em certos processos pode desencadear.

Por exemplo, uma fábrica pode mostrar claramente quais são as situações de risco e o que aconteceria se não fossem controladas.

Muito além de conteúdo interativo, sua aplicação pode até mesmo estimular a criatividade dos alunos e dos profissionais, independentemente do que estejam aprendendo.

Além do mais, é possível criar espaços físicos dos mais variados tipos, desde uma sala de aula comum até uma paisagem em outro planeta.

Importância para o treinamento profissional

A realidade virtual é importante para o treinamento profissional porque permite que o colaborador participe de aulas interativas como se estivesse em outro lugar.

Essa tecnologia consegue simular uma bancada de montagem industrial e a empresa ainda pode gravar todo o material para fazer avaliações de desempenho no futuro e fornecer feedback.

Outra facilidade que explica a sua importância é a possibilidade de criar jogos que envolvam os processos corporativos, e cada participante recebe uma pontuação que faz do treinamento uma disputa saudável.

As aplicações são muito variadas, e a tecnologia está sendo aplicada por muitas organizações desde 2014, principalmente para conscientizar os colaboradores sobre a importância da segurança.

Até mesmo a área da saúde consegue capacitar melhor os médicos, sem colocar a saúde dos pacientes em risco.

Aplicação da realidade virtual

O primeiro passo para aplicar a realidade virtual no treinamento é planejar com isso será feito. A companhia precisa saber quem é o público, portanto, deve responder algumas perguntas simples.

É necessário saber quais são as atividades que essas pessoas desempenham, as dificuldades que encontram no dia a dia e de que maneira o treinamento pode ajudar.

Depois, a organização vai fazer um levantamento sobre as necessidades de aprendizagem, levando em conta a carência do profissional.

Algumas formas de fazer isso são por meio das pesquisas de clima, opinião de gestores, avaliação de desempenho e questionários.

Depois de reunir as informações de que precisa, um fabricante de estrutura porta palete drive in vai traçar objetivos específicos para o programa de treinamento, além de considerar quais são as melhores aplicações de realidade virtual.

Devem-se determinar os temas e assuntos que serão abordados em cada módulo e qual é o grupo de funcionários que vai receber o curso. Isso vai ajudar a montar o plano de aulas, mensurar o tempo do treinamento e os custos envolvidos.

Quando tudo estiver pronto, é necessário convocar os funcionários e explicar as atividades, e todo o ensinamento deve ser fornecido por um instrutor capacitado sobre o assunto e familiarizado com a tecnologia.

Agora, no que tange à aplicação da realidade virtual no treinamento, algumas formas de uso mais populares dentro das empresas são:

  • Demonstrações;
  • Cenários de emergência;
  • Jogos;
  • Casos reais;
  • Tours virtuais;
  • Visitas.

Uma empresa de colocação de piso laminado pode usar a realidade virtual para apresentar um novo produto ou ferramenta por meio de vídeos, e ainda permitir que os colaboradores interajam mais com os recursos e seu funcionamento.

Com essa tecnologia, é possível simular situações muito próximas da realidade, então ela pode ser aproveitada para testar a capacidade dos profissionais ao lidar com certas situações, mas sem que sejam expostos a riscos inerentes.

Por ser um treinamento online, é possível aproveitar erros passados ou decisões equivocadas para aprender e propor melhorias, sem que essas situações aconteçam novamente.

Outra opção interessante é apresentar casos realistas que nunca aconteceram na organização, mas que podem acontecer dependendo do modo como os processos são realizados, para que assim os funcionários saibam como lidar com eles.

A companhia pode realizar tours virtuais, principalmente quando o assunto é segurança do trabalho, para que todos conheçam as rotas de fuga em caso de incêndio ou qualquer outra situação de risco.

Por fim, um hospital tem a opção de visitar lugares diferentes, como um coworking para terapeutas , onde seus profissionais vão atuar. Da mesma forma, uma empreiteira pode mostrar aos seus funcionários onde o empreendimento será construído.

Benefícios das tecnologias no treinamento

Investir em tecnologias para apoiar o treinamento corporativo traz diversos benefícios para a organização. Um deles é que esses recursos ensinam os funcionários a usarem os equipamentos com máxima eficiência.

Desse modo, os profissionais conseguem realizar suas atividades com mais agilidade e ainda conseguem resolver suas dificuldades ao manusear as máquinas e sistemas.

Outro benefício é que esses recursos motivam os colaboradores, uma vez que a falta de motivação pode trazer vários problemas para a empresa.

Por outro lado, os estímulos benéficos ajudam as pessoas a desenvolverem habilidades e elas se sentem valorizadas porque conseguem fazer mais e melhor.

Isso tanto é verdade, que uma agência de panfletagem pode utilizar soluções que ajudam a acompanhar o desenvolvimento da equipe e auxiliam os funcionários a alcançarem resultados positivos.

Um bom exemplo disso é usar recursos tecnológicos em treinamentos, por meio de ações de gamificação, que ajudam a manter o engajamento, principalmente pelo compartilhamento de experiências.

Com a ajuda das plataformas digitais, a companhia consegue até mesmo potencializar e mediar as interações entre os funcionários.

O maior objetivo das corporações que investem em tecnologia para o treinamento corporativo é capacitar seus funcionários, pois eles precisam desenvolver novas habilidades.

É uma prática muito comum quando surgem novas vagas ou funções que precisam ser ocupadas por pessoas que já estão dentro da organização.

Depois que o indivíduo já passou pelos trâmites em um centro de exame admissional mais próximo , tudo o que o gestor precisa fazer é disponibilizar os materiais do treinamento em formato online e avaliar a aprendizagem.

Isso dispensa os custos com impressão de apostilas e ainda reserva um local específico para o aprendizado. Tudo fica ainda mais fácil com a ajuda de ferramentas que identificam lacunas de aprendizagem e oferecem soluções personalizadas.

Entre os recursos que trazem todos esses benefícios para o negócio estão as conferências online, pois permitem transmitir palestras simultaneamente para vários funcionários e até unidades da empresa.

A companhia também pode trabalhar com gravação de audiobook , um formato que ajuda o colaborador a assimilar as informações que precisa, enquanto realiza outras atividades do dia a dia, como dirigir.

Também é interessante formar comunidades para praticar o aprendizado, oferecer podcast e construir uma página exclusiva no site institucional, voltada para o programa de aprendizagem.

Considerações finais

Investir em treinamento é essencial para qualquer empresa que queira aperfeiçoar as habilidades de seus colaboradores e, consequentemente, melhorar seus produtos e serviços.

Hoje em dia, o treinamento ficou muito mais fácil com os recursos tecnológicos disponíveis, e entre os mais usados está a realidade virtual.

Com ela, os funcionários são submetidos a situações e cenários que enriquecem seu aprendizado de maneira segura, rápida e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui