Monte Verde terá Natal nas Montanhas. No ano em que completa 70 anos de fundação, Monte Verde (MG) se prepara para o maior evento de Natal já realizado no distrito.
MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), responsável pela organização em parceria com a Prefeitura de Camanducaia. Igualmente, o “Natal Cultural nas Montanhas – Uma História em Bauer” tem sua divulgação a partir do próximo dia 25, em transmissão ao vivo pelas redes sociais.
Portanto, a abertura oficial ao público será no dia 6 de novembro. Assim, o evento seguirá até 3 de janeiro. No período, são esperados cerca de 300 mil turistas, dos quais metade são paulistanos.
Durante a retomada do turismo, Monte Verde já recebeu 48 mil visitantes e foi considerada pelo Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, como exemplo nacional de retomada segura.
A equipe do Ministério esteve nesta semana no distrito para gravar imagens e usar o material como referência para outros pontos turísticos do país.
Atrações
“Cada uma das atrações foi pensada para encantar, mas com mobilidade para evitar aglomerações e respeitando o distanciamento. Fizemos o estudo da capacidade de público, uso
de equipamentos de proteção e disponibilização de insumos para higienização e biossegurança”, explica Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
Entre as principais atrações estão: Despertar das Luzes (desfile de personagens, como Verner “O Maquinista da Luz”, que remete ao fundador do distrito); Caravana Encantada (carro iluminado e repleto de personagens natalinos que percorrerá as ruas do distrito e de Camanducaia). Além disso, a Floresta de Natal (vilarejo na Montanha com teatro de bonecos, contador de histórias, oficinas de artesanato e loja oficial com produtos de Natal). Assim como, a Cabana do Noel (nesse ano, sem contato físico com o Papai Noel, onde as crianças terão a oportunidade de enviar “cartinhas” ao bom velhinho), que terá uma casinha própria em Monte Verde. E, juntamente com as Surpresas Natalinas (intervenções com artistas de rua convidados, que se apresentarão em diversos pontos de Monte Verde) e Caminho dos Pinheiros (alameda com cerca de 40 pinheiros decorados e iluminados).
Monte Verde terá Natal nas Montanhas
A inspiração para o tema do Natal veio de uma das manifestações artísticas mais famosas de Monte Verde: a pintura Bauernmalerei (pronuncia-se Bauermalarrái), ou simplesmente Bauer, que significa “Pintura de Camponês”.
É original da Alemanha e os camponeses que ficavam em resguardo durante os meses de inverno praticavam esta pintura. E, ao colorir o interior de suas casas (primordialmente na pintura de peças utilitárias e de decoração),faziam um contraponto à monotonia do branco da neve.
Assim, os elementos natalinos ganharão personalidade e identidade únicas da região.
Sobre a MOVE
Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos. A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) nasceu neste ano para promover o desenvolvimento econômico sustentável do distrito de Monte Verde, a saber, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG).
A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo e artístico.
Atualmente, com mais de 100 associados, a MOVE trabalha em quatro frentes. Isto é, apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público, bem como, comunidade para o enfretamento de desafios comuns. Também, identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos. Bem como, promove novos negócios e parcerias. Além do mais, apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região.
A MOVE incorporou a antiga AHPMV (Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde).
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Divulgação
Leia também: Bacio di Latte e Lancôme juntas no Dia do Sorvete