Mineração sustentável na região amazônica. Na manhã desta quarta-feira (22), o CEO da Sam Group, Diego Hidalgo, visita em Brasília a Agência nacional de mineração do Brasil.
A visita busca discutir os processos de aprovação da mineração sustentável na região amazônica.
A mineração, que é responsável por cerca de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil e é equivalente a um quinto de tudo que é exportado pelo país, hoje emprega mais de 2,6 milhões de pessoas direta e indiretamente.
Diante disso, a mineração sustentável encontrou o espaço aberto para o desenvolvimento no Brasil.
A crescente valorização dos minerais como reserva dos países, aumentou a busca por fontes sustentáveis de diversas substâncias de minerais, ampliou o cenário de oportunidades e a segurança para que haja mais investimento. Com isso, a Sam Group iniciou seu investimento no setor.
Sobre a Sam Group
O Sam Group é uma empresa nacional criada por um amazonense, que visa a mineração simples, o ambiental, a estruturação do trabalho e o engrandecimento do País.
No mercado desde 2007, a empresa se destaca na pesquisa de desenvolvimento da mineração sustentável e com isso vem crescendo no mercado.
No momento, a SG tem buscado se desenvolver ainda mais mundialmente com a abertura de filiais mundo a fora, tudo isso com o intuito de dar ainda mais suporte a mineração sustentável na Amazônia, no Brasil e no mundo.
Cientes do desenvolvimento da Amazônia, a Sam Group reafirma que trata a questão com muito respeito.
“A Sam Group enxerga com muito respeito que os povos da floresta apenas querem ter direitos das riquezas deixadas pelos antigos, nessas riquezas estão: a terra, a água limpa, as suas crianças felizes.
Entendemos que tudo que se destroem abaixo do solo, tudo que estiver acima sofrerá esses impactos diretamente.
Não desejamos que o modo de vida dos povos da floresta seja ameaçado pela mineração.”
Para o diretor de recursos e engenharia da Sam Group, Maurício Bachert, a crescente valorização dos minerais, como reserva dos países, ampliou a busca por fontes sustentáveis de diversas substâncias minerais e vem ampliando o cenário de oportunidades e a segurança para os investimentos no Setor.
À frente nesse aspecto, a região norte do Brasil é conhecida pela ocorrência dos mais diversos minerais entre as quais está relacionado o ouro, diamante, tântalo, Nióbio.
Com isso, o diretor ressalta que o que o projeto Mineração SAM-AM, se apresenta como uma nova solução mundial.
Mineração sustentável na região amazônica
“O Grupo Sam, estuda maneiras, desenvolve e aplica alternativas para o aproveitamento dos rejeitos provenientes do beneficiamento da mineração e decidiu devido ao alto índice de procuras e aumentos tecnológicos, iniciar a atuação no setor, requerendo junto ao DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) o direito de pesquisar áreas com histórico de ocorrências minerais’, ressalta o diretor.
A Sam Group ressalta ainda, que de acordo com seu conteúdo, os rejeitos se tornam matéria-prima para outros setores produtivos.
A empresa destaca por fim, que como destino dos rejeitos, pode-se ter a produção de ladrilhos hidráulicos, blocos pré moldados, artefatos cerâmicos, sais férricos, dentre outros produtos, mostrando assim soluções mais sustentáveis.
Leia ainda Prêmio São Sebastião de Cultura no Rio de Janeiro