Lideranças do Movimento Barra Livre

A Barra da Tijuca vinha se destacando entre as regiões de melhor qualidade de vida do país.

0
411

EMANCIPAÇÃO: Coletiva de Imprensa reúne lideranças do Movimento Barra Livre

O Movimento Barra Livre, realizou um Café da Manhã, no dia 16 de Janeiro, no Campo de Golfe Olímpico na Barra da Tijuca. O evento contou com a presença de jornalistas, mídias e influencers, na Coletiva de Imprensa, para apresentação do projeto emancipacionista da Região, que foi marcada, e pautada com objetivo de criar do município Cidade da Barra.

Os trabalhos foram mediados pelo jornalista Roberto Monteiro Pinho, que fluíram a partir das perguntas dirigidas aos coordenadores das áreas: Ambiental, Mobilidade Urbana, Transporte, Segurança, Saúde, Educação, Terceiro Setor, Urbanismo, Entretenimento e Turismo.

A Comissão participativa, foi composta por lideranças comunitárias, ambientais e do empreendedorismo, pela ordem: Roberto Monteiro Pinho, Tarcísio de Paula, Caique Niemayer, Donato Velloso, Neri Paula, Luiz Machado, Eduardo Teixeira, Arlérico Jácone e do representante da Subseção da OAB Barra da Tijuca, Agostinho Teixeira. O evento foi transmitido ao vivo pelo jornalista Oscar Muller, para a Rádio Tropical FM e no Instagram @DJPORTUGUES. Durante a Coletiva, além das perguntas sobre o andamento do projeto, os comunicadores solicitaram informações pontuadas para os problemas de funcionamento do BRT Jardim Oceânico, saneamento e segurança.

Proteção ambiental “zero”

A Barra da Tijuca vinha se destacando entre as regiões de melhor qualidade de vida do país. Embora tenha permanecido por várias vezes no topo do ranking dos locais mais desejados para morar, o quadro de hoje é indigno do seu cenário e beleza.

O ambiente natural, foi açodado pelas construções mal planejadas, invasões de áreas de proteção ambiental e exploração descontrolada dos espaços, no entorno das lagoas e canais que são consideradas dádivas da natureza, que vem sendo constantemente agredida. O descaso da municipalidade nos últimos anos, mergulhou a região num estado de penúria, faltando saneamento, mobilidade urbano e segurança.

– Há três décadas, a Barra da Tijuca, estacionou e perdeu qualidade de vida. Não houve o menor pudor administrativo da parte dos prefeitos que estiveram à frente do executivo nos últimos anos. O mercado imobiliário expandiu seus negócios, surfando nos espaços livres, inexplorados, e lançaram centenas de condomínios.

Lideranças do Movimento Barra Livre
Lideranças do Movimento Barra Livre com Dr. Roberto Monteiro Pinho (4o. da es para direita)
Lideranças do Movimento Barra Livre

Surgiram shoppings, academias, concessionárias de grandes marcas, e o entretenimento que veio na esteira do aumento da população. Esse, apesar de sofrer as agruras da pandemia, já está dando sinais vitais de recuperação. Mas ao contrário deste pool do segmento, a questão ambiental é “zero”, ao lado da mobilidade urbana, onde todos sofrem com os engarrafamentos quilométricos. – Acentua o coordenador do Barra Livre, presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, jornalista Roberto Monteiro Pinho.

Eduardo Paes “trata como animal o povo da Barra”

Segundo Ralph Lichotti Presidente da Associação Nacional de Defesa ao Usuários de Transportes, “Oito anos se passaram da promessa do início das obras do Metrô, e simplesmente o projeto saiu do radar, e algo tem que ser feito”. Para piorar o caos o prefeito Eduardo Paes resolveu fazer uma maquiagem em alguns pontos da faixa que antes era de carros, e agora virou faixa dos sucateados ônibus que circulam no BRT, verdadeiros chiqueiros ambulantes. Eduardo Paes trata como animal o povo da Barra e parece querer se vingar dos Moradores da Barra da Tijuca que em sua maioria votou em Bolsonaro e está realmente conseguindo.

Presidente da Comissão de Emancipação faz severas criticas ao caos do transporte Roberto Monteiro Pinho, indaga o prefeito “É justo que seus moradores, não disponham de transporte seguro e de qualidade?” O dirigente destacou que “da mesma forma o ir e vir das pessoas está sendo violado, por falta de transporte e caos no trânsito, com altos níveis de congestionamento”, acidentes fatais, demonstram o quanto a municipalidade é míope aos problemas da Barra.

 

 

Fonte: Da Editoria Última Hora
Fotos: Da Editoria Última Hora
Leia ainda:Exposição O Carnaval Que Ninguém Vê

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui