Impacto do Covid 19 na área Corporativa. A Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa lança pesquisa sobre o impacto da crise da pandemia Covid-19 nas grandes empresas.
Realizada em 403 grandes empresas de 10 países da América Latina e da Espanha, a pesquisa envolveu executivos de comunicação das corporações e considerou diversos âmbitos.
De acordo com a pesquisa da Merco, as empresas brasileiras são as mais favoráveis na promoção de ações de Responsabilidade Social Corporativa, correspondendo a 87,1%
entre os entrevistados no Brasil, sendo o maior índice se comparado à média total de 59,8%
incluindo os demais países.
Além disso, a pesquisa aponta que os brasileiros também se destacam entre todos os 11 países ao considerar que a comunicação deve personificar a resposta no líder para obter
um maior impacto e aceitação, 65,6%, comparado à média de apenas 35,6%.
Impacto do Covid 19 na área Corporativa
Países como Costa Rica 83,2%, Argentina 78,2% e México 75%, consideram que não devem dar protagonismo ao atual CEO e se concentrar principalmente na comunicação corporativa.
Em contrapartida, os brasileiros são os mais pessimistas em relação ao impacto no cenário econômico.
Apenas 3,2% dos profissionais das companhias brasileiras acreditam que terá pouco efeito nos resultados e nos empregos, contra 25% no México e 20,5% dos responsáveis de comunicação
do Chile, por exemplo.
Para Lylian Brandão, Diretora Geral da Merco Brasil, a pesquisa demonstra a percepção do impacto da crise, a importância das empresas como agentes sociais e a necessidade
de transformação e adequação a este novo cenário de forma ativa e colaborativa.
Sobre Merco
Merco é o monitor corporativo de referência na América Latinha e Espanha, onde vem avaliando reputação das empresas desde 2000.
O ranking é aberto e a participação depende exclusivamente do reconhecimento obtido. Sobre a Merco e mais detalhes da metodologia estão disponíveis no site www.merco.info/br.
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Fonte: Divulgação