Início Economia e Negócios Igreja e estação ferroviária são restauradas

Igreja e estação ferroviária são restauradas

Igreja e estação ferroviária, em Antonina (PR), são entregues à comunidade após restauração

0

Igreja e estação ferroviária são restauradas. Igreja e estação ferroviária, em Antonina (PR), são entregues à comunidade após restauração

LOC: A Igreja do Bom Jesus do Saivá e a Estação Ferroviária, monumentos da cidade de Antonina, no Paraná, foram entregues à comunidade nesta quinta-feira após onze meses de obras de restauro.

O investimento do Ministério da Cidadania, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, chega a quase três milhões de reais.

Na Igreja do Bom Jesus do Saivá, o recurso de um milhão e 500 mil reais foi utilizado para substituição do telhado e dos sistemas elétrico e hidráulico.

A igreja recebeu ainda nova pintura e iluminação cenográfica.

Já na Estação Ferroviária, foram investidos 1 milhão e 400 mil reais na troca do telhado, substituição dos sistemas elétricos, reforma geral dos banheiros e restauração das esquadrias em madeira.

Igreja e estação ferroviária são restauradas

Na cerimônia de entrega das obras, o ministro da Cidadania em exercício, Lelo Coimbra, ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico para resgatar a memória e contribuir com o desenvolvimento local.

SONORA: LELO COIMBRA – MINISTRO DA CIDADANIA EM EXERCÍCIO

LOC: Na igreja, as celebrações religiosas serão retomadas. E na Estação Ferroviária, há previsão de retorno da linha turística.

Segundo o prefeito de Antonina, José Paulo Vieira Azim, a conclusão das obras representa uma conquista para o povo antoninense.

SONORA: JOSÉ PAULO VIEIRA AZIM – PREFEITO DE ANTONINA (PR)

LOC: O total do investimento do Iphan na cidade chega a dezesseis milhões e novecentos mil reais. Oito bens tombados serão beneficiados.

A próxima entrega será a do Armazém Macedo, um dos ícones do litoral paranaense.

De acordo com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o trabalho articulado da autarquia no município contribui com o desenvolvimento sustentável na região.

SONORA: KÁTIA BOGÉA – PRESIDENTE DO IPHAN

LOC: Para saber mais sobre os investimentos do Ministério da Cidadania nos patrimônios culturais brasileiros, acesse: iphan (com ph).gov.br.

Reportagem, Diego Queijo

Ouça aqui (2’32)

Leia também “Noéis Cantores dos Trovadores Urbanos”

 

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile