Hoje é o Dia Mundial do Rádio

A data, o Dia Mundial do Rádio, é celebrada desde 2011. Veículos da Empresa Brasil de Comunicação já fizeram diversas homenagens à efeméride e a quem fez história via ondas hertzianas.

0
Acervo histórico da Rádio MEC em exposição na Empresa Brasil de Comunicação - EBC, no Rio de Janeiro.

Hoje é o Dia Mundial do Rádio. E o Dia Mundial do Rádio é o destaque da semana. Dessa forma, confira as principais datas da semana entre 13 e 19 de fevereiro.

O Hoje é Dia da semana de 13 a 19 de fevereiro relembra o meio de comunicação considerado por muitos como o mais íntimo das pessoas, ou melhor, dos ouvintes, o rádio é o homenageado deste dia 13 de fevereiro. A data, o Dia Mundial do Rádio, é celebrada desde 2011. Veículos da Empresa Brasil de Comunicação já fizeram diversas homenagens à efeméride e a quem fez história via ondas hertzianas.

No ano passado, a Agência Brasil lembrou da data com uma matéria que apontava para a importância e os desafios do meio de comunicação com as novas tecnologiasTambém em 2021, o Ciência é Tudo, da TV Brasilfez um especial sobre a data.

Confira no vídeo abaixo:

100 anos da Semana de Arte Moderna

A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922. Há exatos 100 anos, o Theatro Municipal em São Paulo abria suas portas para uma exposição de pintura e escultura, saraus e apresentações musicais do compositor Villa-Lobos e da pianista Guiomar Novaes.

Hoje é o Dia Mundial do Rádio

Hoje é o Dia Mundial do Rádio
Hoje é Dia – Semana de Arte Moderna 2022 – EBC, por Arte/Agência Brasil

Esse evento veio a ficar conhecido como a Semana de Arte Moderna, considerado um marco oficial do movimento modernista no Brasil. Entre os principais nomes estão os escritores Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Oswald de Andrade e os artistas Anita Malfatti e Di Cavalcanti. A ideia era provocar a imprensa, fazer muito barulho, para apresentar ideias de vanguarda.

Datas lembram memória de políticos

Também no dia 13 de fevereiro, o nascimento da médica, escritora, pedagoga e política Carlota Pereira de Queirós completa 130 anos. Paulista, ela foi a primeira mulher a se eleger como deputada federal no Brasil, em 1933. Portal EBC a homenageou (junto com outras sete mulheres) no Dia Internacional da Mulher de 2016.

A semana também é marcada, no dia 16, pelos 30 anos da morte do ex-presidente do Brasil Jânio Quadros. Ele foi o último presidente eleito antes do Regime Militar e ficou apenas sete meses no poder. A saída de Jânio do poder foi tema do História Hoje, da Radioagência Nacional em 2017 e do De Lá Prá Cá, da TV Brasil, em 2011.

O dia 17 de fevereiro é marcado pelos 25 anos da morte do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro. Um dos principais nomes da história da educação no Brasil, ele foi tema de um especial do Portal EBC em 2017. O vídeo do especial e uma edição do De Lá Prá Cá de 2012 podem ser vistos abaixo:

Confira na tabela do Hoje é Dia outros fatos e datas que marcaram a semana

13 a 19 Fevereiro de 2022
 
Dia 13
–  Nascimento da médica, escritora, pedagoga e política paulista Carlota Pereira de Queirós (130 anos) – primeira mulher eleita deputada federal no Brasil.
– Dia Mundial do Rádio é uma comemoração internacional, que foi proclamada em 3 de novembro de 2011 na 26a sessão da UNESCO e que tem o aval da Assembleia Geral da ONU
– E também, o Dia do Repórter
Dia 14
– A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade.
 
Dia 16
– Morte do advogado, professor e ex-presidente sul-mato- grossense Jânio Quadros (30 anos),
– Inauguração da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (155 anos)
 
Dia  17
– Morte do antropólogo, historiador, sociólogo, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro (25 anos)
 
Dia  18
– Nascimento da atriz paulista Christiane Torloni (65 anos)
 
Dia 19
– Nascimento do jornalista fluminense Alberto Dines (90 anos)

– Insurreição pela independência brasileira na Bahia (200 anos)
– Primeira transmissão de TV a cores no Brasil (50 anos) – foi transmitida a inauguração da Festa da Uva pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul

 

 

Fotos: Divulgação / Fernando Frazão, Agência Brasil
Fonte: 
 Edgard Matsuki – Repórter Agência Brasil – Brasília
Edição: Alessandra Esteves

Então, não deixe de ler: Toquinho e MPB4 apresentam “50 Ano de Música”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui