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Gastronomia sustentável: O que é?

O consumo alimentar está relacionado diretamente às iniciativas de boas relações com a natureza

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Gastronomia sustentável: O que é?

Gastronomia sustentável: O que é?

A sustentabilidade é uma pauta presente em diferentes linhas de atuação, considerando que esta prevê uma série de boas práticas na relação humana com o meio ambiente. Por isso, esferas como a gastronomia sustentável são discutidas e desenvolvidas.

Ao longo dos anos o modelo de comportamento dos consumidores foi modificado, isso se deu devido ao ganho de relevância de determinadas esferas, como os impactos ambientais causados pelo homem.

Observando o processo produtivo de etiqueta para embalagem de salgados, são encontrados recursos de fonte natural, ou seja, os insumos utilizados no esquema de produção são advindos da natureza.

Tal fato é amplamente comum, entretanto, com o consumo desenfreado de produtos e insumos, o meio ambiente é prejudicado. Produções de grande escala acabam gerando desperdícios e acelerando o processo de desgaste dos recursos naturais.

Sendo assim, o conceito de sustentabilidade aplicada na gastronomia se dá pela implementação de ações favoráveis ao meio ambiente, tornando a rotina das cozinhas em concordância com a tendência eco-friendly.

Gastronomia sustentável: O que é?

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Entende-se pelo termo eco-friendly medidas tomadas no dia a dia das empresas, inclusive para um prestador do serviço de buffet simples para casamento, que visam a adoção de boas práticas com a natureza.

Visto isso, a gastronomia sustentável deve ser entendida como uma iniciativa do ramo para evitar o desperdício de alimentos, insumos e demais recursos naturais usados frequentemente.

A sustentabilidade na cozinha e sua importância

Iniciativas sustentáveis na cozinha podem partir de muitas ações, isso desde a implementação da coleta seletiva, vislumbrando agregar na etapa de reciclagem, até o uso de alimentos orgânicos.

A sustentabilidade é um tema de relevância a nível mundial, sendo discutido entre países, empresas, organizações internacionais, órgãos governamentais e não governamentais.

De acordo com os relatórios obtidos pela Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), é crucial que a sociedade desenvolva um estilo de vida amigável para a natureza.

Se o ritmo de consumo desenfreado e produções em grande escala continuarem, no médio prazo serão encontradas dificuldades para suprir as necessidades básicas, como a escassez de determinados alimentos e a falta de água.

Em paralelo a esse cenário, existe ainda a explosão demográfica, conceito que trata exclusivamente das altas nas taxas de crescimento de natalidade e o aumento da expectativa de vida dos cidadãos.

A explosão demográfica exige que as empresas aumentem a capacidade produtiva de saco de papel para lanche e demais itens essenciais para o cotidiano, com a finalidade oferecer disponibilidade de produtos a todos.

A alimentação também é um assunto de importância a nível global, e os desafios encontrados no ramo se dão por diferentes fatores, como:

  • Desigualdades sociais e econômicas;
  • Ausência na acessibilidade de recursos;
  • Insegurança alimentar;
  • Desperdício de alimentos.

Os tópicos abordados fazem referência aos indicadores analisados pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), que é responsável por conferir recomendações aos países e à sociedade civil.

O consumo alimentar está relacionado diretamente às iniciativas de boas relações com a natureza, em adição, o tema é abordado com periodicidade pelos consumidores, os quais exigem transparência no processo produtivo de açaí para revenda.

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Embora as etapas de produção alimentícia sejam analisadas de primeiro momento na sustentabilidade, deve-se considerar o dia a dia de restaurantes.

Questões como o lixo produzido, descarte de óleo e resíduos orgânicos, e a produção de plástico podem acarretar em resultados negativos ou positivos para o meio ambiente, sendo indispensável implementar a sustentabilidade na gastronomia.

Logo, pode-se afirmar que a gastronomia sustentável é a agenda responsável por conferir boas práticas, indo ao encontro da demanda dos consumidores e também das iniciativas tomadas a nível mundial.

Por que introduzir a sustentabilidade?

Quando o assunto é alimentação, as exigências são muito altas, avaliando as normas implementadas pelos órgãos reguladores e os requerimentos feitos pelo público.

Para uma microempreendedora individual que comercializa marmita da semana fit, os cuidados vão além do preparo de cardápio. Avaliar a qualidade dos fornecedores é essencial.

Nos últimos anos, aumentaram os simpatizantes com o veganismo e vegetarianismo, dois estilos de consumo que excluem carnes e alimentos de origem animal da dieta regular.

Ao escutar o discurso de pessoas pertencentes ao movimento, é notável que um dos principais objetivos é diminuir o consumo desenfreado, em conformidade com a agenda abordada na sustentabilidade.

Não necessariamente todas as pessoas que se preocupam com a sustentabilidade são veganas ou vegetarianas, tendo em vista que a dieta excludente de alimentos de origem animal requer acompanhamento médico e efetiva preocupação com a causa.

Um cenário que exemplifica essa afirmação é a transparência sobre a qualidade dos produtos que fazem as empresas. O intuito é demonstrar que, no processo produtivo da fábrica dos salgados, não há ingredientes com origem animal, por exemplo.

Pesquisas apontam que situações onde há o consumo desenfreado ocasionam também o sofrimento animal, pois é isso o que garante a produção em larga escala.

Por isso, os alimentos orgânicos, por exemplo, são uma alternativa para quem deseja introduzir a sustentabilidade na cozinha desde o processo de compra.

No entanto, embora seja uma pauta em alta, a sustentabilidade aplicada na gastronomia divide algumas opiniões. Com a finalidade de fomentar sua adesão nas cozinhas, podem ser destacadas as suas principais vantagens.

1. Avanço em nichos de mercado

O comportamento dos consumidores é modificado ao longo dos anos como resultado direto de elementos, como o avanço da tecnologia, aumento ou poder de compra e acontecimentos políticos e econômicos.

No tema da preservação da natureza, são vistos indivíduos e organizações que se reúnem pela causa para promover a consciência coletiva, concentrando sua ação na desmistificação dos acontecimentos verdadeiros nas empresas, incluindo sua produção.

Se antes as pessoas não se preocupavam com a origem e preparo de seus alimentos, com o conhecimento dos impactos surtidos na saúde e bem-estar e para o próprio meio ambiente, hoje o comportamento é diferente.

Dado o cenário, o apelo foi que empresas e restaurantes se ajustassem para a demanda sustentável. No início, o compromisso foi simbolizado com declarações públicas e assinaturas de petições.

Mas os resultados não foram o suficiente para convencer o público de que aquilo que estava sendo prometido era verídico. Além disso, os ativistas recomendam que os consumidores exijam relatórios de transparência.

Em outras palavras, para que haja sustentabilidade na alimentação e gastronomia, deve-se verdadeiramente implementar as boas práticas, e também demonstrar para o público que o alimento não apresenta maiores riscos ao meio ambiente.

São poucas as empresas e restaurantes que assumem o compromisso com a pauta de sustentabilidade e, por esse motivo, há um vácuo de demanda a ser atendida.

Isto é, os consumidores e ativistas do segmento buscam, com frequência, por fornecedores que cumpram à risca as diretrizes sustentáveis. Logo, se uma organização desenvolve este ponto, aumentam os pedidos de açaí da fábrica com a segmentação.

O mesmo cenário se repete aos restaurantes, que, ao assumirem efetivamente o compromisso com a sustentabilidade, recebem um rótulo diante do público, agregando valor para si e resultando no avanço em nichos específicos do mercado.

2. Benefícios fiscais

Além dos resultados obtidos na área comercial, benefícios e isenções fiscais são geradas para quem conta com a sustentabilidade em seu cotidiano operacional e produtivo.

Quando um restaurante tem a responsabilidade de implementar a coleta seletiva, estimular a reciclagem e fazer o descarte adequado de óleo e resíduos orgânicos, tais ações atingem também os órgãos públicos.

Considerando a carência de ações sustentáveis a nível mundial, o desejo de órgãos públicos é que os negócios conheçam a importância da sustentabilidade e implementem os hábitos favoráveis ao meio ambiente.

Como recompensa da responsabilidade atribuída, são conferidas isenções de impostos e benefícios fiscais tanto para empresas que implementam as medidas na produção de macacão de festa infantil, quanto para os restaurantes sustentáveis.

3. Prolongamento da expectativa de vida

O intuito da pauta de sustentabilidade é possibilitar a qualidade de vida no médio e longo prazo porque, de acordo com os relatórios obtidos pelas organizações internacionais, se o ritmo de desperdício não for acelerado a tempo, os resultados serão catastróficos.

Aspectos como doenças respiratórias, escassez de alimentos e recursos naturais, desastres e fenômenos já foram previstos no caso do descumprimento da recomendação feita pela ONU e UNEP.

Os hábitos sustentáveis podem partir de pequenas ações cotidianas, como é indicado ao indivíduos, por exemplo, que joguem o lixo no local adequado. Mas, ao analisar o cenário macro, pode-se obter o aumento na expectativa de vida.

Considerações finais

A sustentabilidade é uma pauta relevante a nível mundial, considerando os impactos que a rotina de bons ou maus hábitos pode gerar na vida de todos os indivíduos.

Por fim, a gastronomia sustentável é o aspecto que prevê uma série de medidas implementadas nos restaurantes para promover o consumo consciente e também desacelerar os impactos ambientais negativos com o estilo de vida da sociedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

 

Fotos: Divulgação / L.Reis
Fonte: Divulgação
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