Descubra formas de manter uma alimentação saudável planejando o seu dia a dia com dicas simples.
Fazer com que a gente se alimente bem é um verdadeiro desafio, mas não precisa ser um sacrifício. Ter uma dieta balanceada, rica em fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, é fundamental para que a gente tenha a saúde em dia e evite problemas como obesidade, diabetes, doenças crônicas e cardíacas.
Fora que isso possibilita que o nosso sistema imunológico esteja fortificado, otimizando as funções corporais e ajudando a manter o peso ideal.
No entanto, não é preciso gastar muito para seguir uma dieta nutritiva e balanceada. Com um pouco de organização e criatividade, é possível manter uma alimentação saudável e ainda economizar. Para aqueles que também apreciam um bom café, encontrar cápsulas compatíveis para Nespresso pode ser uma excelente forma de desfrutar da bebida preferida sem comprometer o orçamento e evitar o desperdício.
As marmitas fitness também são um recurso valioso que vamos ensinar a fazer mais para frente.
Cozinhe suas refeições em casa
Comer fora pode ser caro e nem sempre é a escolha mais saudável. Ao cozinhar em casa, você controla os ingredientes e pode optar por alternativas mais saudáveis e econômicas, fora que fica muito mais saboroso e nutritivo!
Além disso, ao preparar grandes quantidades de comida e congelar porções individuais, você consegue economizar tempo e dinheiro, o que a longo prazo faz uma grande diferença. E essa tarefa não precisa ser chata ou tediosa, pelo contrário. Você consegue ligar o som e ouvir as suas músicas favoritas enquanto desfruta de um momento culinário.
Faça suas refeições planejadas
Antes de fazer compras, organize as refeições da semana e veja o que de fato você irá cozinhar e consumir. Isso ajuda a evitar desperdícios e compras por impulso. Faça uma lista com os ingredientes necessários para suas receitas e adquira apenas o que realmente precisa, evitando gastos desnecessários.
Outra dica boba e que faz a diferença é: evite ir ao mercado quando está com fome. Isso porque o nosso emocional tende a tomar a frente e comprar mais coisas do que deveríamos. Procure ir após o almoço, por exemplo, e sempre com a lista em mãos para comprar somente o necessário.
Dê preferência aos alimentos frescos ou in natura
Sempre que você for fazer a sua compra, prefira realizá-la em feiras e/ou quitandas, para que os itens sejam o mais frescos possível. Além disso, prefira consumir de pequenos empreendedores ou até de cooperativas orgânicas, que além de fazer bem para o planeta, não utilizam agrotóxico, que pode ser prejudicial para a saúde do corpo.
Ainda, prefira o consumo de frutas, verduras e legumes da estação. Além deles serem mais baratos por conta da alta demanda de mercado, são também mais facilmente encontrados. Aproveite!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a ingestão diária de pelo menos 400 g de frutas, legumes e verduras para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para termos um bom desenvolvimento.
Aproveite suas sobras
Se você colocar em prática a ideia do planejamento, provavelmente vai aderir às marmitas congeladas. Porém, se ainda assim não for o seu desejo e você consiga se organizar para comer bem e comida fresquinha todos os dias, saberá que as sobras também dão um prato cheio.
Sabe aquele arroz que sobrou do almoço de ontem? Ele dá um excelente bolinho de arroz, nutritivo e saboroso e que você pode, inclusive, fazer para sua marmita do trabalho. Talos vegetais também podem ser utilizados para fazer um excelente suco ou até um molho de saladas.
Use e abuse dos alimentos básicos
Os alimentos básicos funcionam e muito, pessoal! Arroz, feijão, ovos, massas… tudo o que é de fácil preparo e acesso e de baixo custo consegue te ajudar a ter uma boa rotina alimentar, sem grandes sacrifícios.
Na sua lista de compras, procure sempre que der, variar. Porém, não precisa se esquecer de que o básico funciona para o seu metabolismo. Seu corpo recebendo os nutrientes certos e adequados agradece tanto com o seu bolso. Pense nisso!