Dessa forma, o festival tem como objetivo estimular as potencialidades da cultura LGBTQIA+ com estética urbana e do universo periférico, ampliando o debate sobre questões acerca das identidades étnico racial, de gênero e interseccionalidade.
Do mesmo modo, a curadoria dos debates foi realizada pelo diretor geral e idealizador do evento Marcelo Morais e pela artista Micaela Cyrino e as oficinas também por Marcelo.
Festival Bixanagô com Empoderamento e Estética Negra
Debates
Os debates contarão com a participação de convidados inspiradores e referência em suas áreas de atuação. Os temas das roda de conversa são: “Bixa cadê meu dinheiro: Sustentabilidade econômica e economia criativa nas artes”, com Guilherme Calixto; “Criminalização da cultura e das identidades periféricas”, com Jaqueline Santos, Juliana Bragança e Maitê Freita; “Das margens, ao centro do debate: Direitos, Políticas Públicas e Pop LGBTQIA+”, com Felipa Brunelli, Midiã Noelle e Thiago Amparo; “Pega ou não pega: ISTs, transmissão e prevenção”, com Beto de Jesus; e “Prevenção combinada – novas tecnologias para o controle da AIDS”, com Dr. Alvaro Costa, Lorangeles Thomas e Emer Conatus e Raul Nunnes do projeto Preto Positivo.
Festival Bixanagô com Empoderamento e Estética Negra
Porém, os temas das oficinas são “Planejamento Financeiro”, com Gabriela Chaves da plataforma NOFRONT; assim como, “Meu Corpo Meu Templo: cuidados e imunização pela boca”, com Isis Appes da Menina Brasileira ecogastronomia.
Assim, também, “Produção Musical e Processo criativo”, mentoria com Badsista e “Um close é um close: moda urbana e identidade BixaNagô”, com curadoria de Vicenta Perrota e estilista Dil Vaskes. Portanto, as pessoas interessadas em participar das oficinas devem se inscrever online até o dia 12 de março.
Inscrições para Oficinas
Tema: “Planejamento Financeiro”, com Gabriela Chaves da plataforma NOFRONT
Quando: 25 e 26 de março, quinta e sexta-feira, das 15h às 17h.
Inscrições aqui.
Tema: “Meu Corpo Meu Templo: cuidados e imunização pela boca”, com Isis Appes da Menina Brasileira ecogastronomia
Quando: 26 e 27 de março, sexta e sábado, das 15 às 18h.
Inscrições aqui.
Tema: “Produção Musical e Processo criativo”, mentoria com Badsista
As mesmo tempo, como posso começar meu processo criativo? Assim, acendo um incenso? Ou, porém, dou uma volta no bairro? Ou até mesmo, ouço uma música? Portanto, nessa mentoria a produtora musical e DJ Badsista vai mostrar técnicas e instrumentos de como estabelecer seu processo criativo. Assim como, construir hits que todas vão querer se descabelar na boate pós pandemia
Quando: 25, 26 e 27 de março, quinta, sexta e sábado, das 15 às 17h.
Inscrições aqui.
Tema: “Um close é um close: moda urbana e identidade BixaNagô, com Vicenta Perrota e Dil Vaskes
Por fim, o BixaNagô é uma identidade, uma forma de se colocar no mundo, uma forma de ler o mundo. Então, desta maneira, essa oficina vai trazer metodologias práticas de como construir looks, assim como, ornar acessórios e , da mesma maneira, dar aquela repaginada nas blusinhas que estão no fundo do guarda roupas. Em suma, deixar você aquela BixaNagô babadeira.
Quando: 21 e 25 de março, domingo e quinta-feira, das 15 às 18h.
Inscrições aqui.
Serviço
O Quê? Festival Bixanagô – Empoderamento e Estética Negra
Quando: 21, 25, 26 e 27 de março com transmissão totalmente online.
Acompanhe a programação completa no Instagram do Festival Bixanagô (@festivalbixanago).
Fotos: Divulgação / Marcelo Camargo, Acervo Agência Brasil
Fonte: Nataly Simões / Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Diretor Brasileiro recebe premiação nos EUA
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui