Escritora brasileira é sucesso no Berço da humanidade. Assim, a escritora brasileira Sandra Bandeira reside na Itália, é autora do livro “Brixia Brasile in Versi” . Dessa forma, Sandra nos contou um pouco a sua história como imigrante no país europeu, assim como, suas maravilhas, da arte, da culinária, e das cidades mais antigas do mundo.
Sandra Bandeira , a princípio, já expôs a oportunidade de compartilhar, realizou a nossa conexão com vocês diretamente da Província de Brescia, no norte da Itália. Portanto, cearense, natural de Fortaleza e vivendo há 11 anos nessa histórica cidade greco romana. Berço da humanidade que, pela arte é apaixonada! Sem dúvida, maravilhoso é viver na BRIXIA antiga. Ou seja, atualmente é a BRESCIA. A historia é viva por aqui – afirma a escritora.
Assim, “Eu deixei o Brasil com o sonho de estudar “Direito”-Giurisprudenza na Itália e fazer um intercâmbio cultural na Europa. Do mesmo modo, realizou um tour em 2008 quando visitei Brescia e fiquei encantada. Em 2009 comecei a estudar na Università degli Studi di Brescia e no mesmo ano conheci um bresciano. Nos casamos em 2013 e estamos juntos até hoje. Em 2013 também iniciei um curso de Mediação Artística Cultural , o que pode conhecer em profundidade o patrimônio cultural dessa encantadora Provincia. Então, após concluir esse processo formativo criei o projeto PONTE CULTURAL ITALIA BRASIL atual Connessione Itália/Brasile – (nos conta Sandra Bandeira).
Mesmo sem ter nada planejado, desejo de estudar direito e fazer um intercambio sempre foi o objetivo escritora, o restante aconteceu depois ao submergir nessa experiência intercultural.
Escritora brasileira é sucesso no Berço da humanidade
*O processo de adaptação foi difícil diante das primeiras experiências. Por exemplo: estudar leis de um país diverso sem dominar o idioma, lidar com o modo formal e pontual dos italianos especialmente no meio acadêmico e me deparar com os inúmeros estereótipos sobre o Brasil e sobre a mulher brasileira.
Outra grande dificuldade encontrada, foi o enquadramento profissional, uma praxis muito burocrática e difícil para regularização de todo estrangeiro. E como a maioria das pessoas no mundo inteiro, a escritora sofreu com os preconceitos. Portanto,, criou a Connessione Italia Brasile com o objetivo central de remover estereótipos.
Escritora brasileira é sucesso no Berço da humanidade
Sandra Bandeira nos afirma que gosta quando escreve, entrevista artistas, organiza ou participa de eventos culturais e os italianos a dizem que através dessa conexão conheceram algo novo sobre o Brasil além do samba, futebol e carnaval. Pessoalmente me sinto realizada especialmente com a conclusão do meu projeto literário o meu livro “Brixia Brasile in Versi”.
A vontade de escrever veio em paralelo a vontade de divulgar a Literatura de Cordel na Itália. E consequentemente, a idéia de criar um cordel bresciano, essa rica coletânea histórico poética. No entanto. seu passatempo preferido é visitar castelos medievais. Quase todo fim de semana a escritora descobre um novo para visitar, tirar fotos e conhecer a história deles.
Quanto aos personagens da sua obra poética, afirma que o que trás inspiração são personagens históricos, alguém que deixou um marco na historia mundial. Ainda destacou com exemplo, Anita Garibaldi, dos ex – combatentes do exercito brasileiro, dos gladiadores e de poetas como Giosuè Carducci e José de Alencar. A escritora já têm em mente para seu próximo livro, que, com certeza será sobre histórias da Guerra ou de imigrantes ou quem sabe minha auto biografia.
Então, do Brasil, Sandra Bandeira possui as lembranças são todas presentes e intensas, e, saudade viva dos verdes mares, do nordeste, da alegria e do calor humano brasileiro.
Por isso, uma experiência inesquecível que vivi na Itália foi passar um Réveillon em Ferrara, no Castelo degli Estensi admirando um espetáculo de fogos de artifícios como fogo que saía das muralhas acompanhado de musica clássica. Fantástico e inesquecível!
Aqui uma breve bate-papo com Sandra Bandeira:
- Uma referência importante na sua vida?
*O amor e a família. Meu marido è uma referência importantíssima na minha vida, assim como minha mãe e meu filho. São meus portos seguros.
- Cite três coisas que ainda estão na sua lista de desejos?
*Três coisas da minha lista de desejos me faz pensar um pouco…sou bem feliz até aqui com o que tenho e com aquilo que ja realizei também. Com certeza, conhecer mais alguns países. Mas, também conseguir um lugarzinho no Brasil na area de comunicação seria um sonho! Criar outros projetos literários.
- Qual é o seu mantra?
Em outras palavras, *Meu mantra é o da energia feminina, do positivismo, bem como, do espírito e da perseverança necessários para afrontar qualquer desafio ou projeto.”
– Você tem planos de viver novamente no Brasil?
*Sim, obviamente, quero me transferir ao Brasil e viver minha velhice na minha terra. Creio que em breve isso vai ser possível, quando meu marido se aposentar.
– Como você gostaria de ser lembrada no futuro?
*Então, gostaria de ser lembrada no futuro como uma nordestina que lutou contra os estereótipos na Europa. (risos)
- Muito obrigada pela sua atenção e desejo muito sucesso para você.
*Em suma, eu que agradeço! Carissimi saluti. Bacione a Tutti.
Saiba mais: https://namidia.com.br/escultora-adina-worcman-recebe-homenagem-em-sao-paulo/