Home Gastronomia Bares Escolha o espumante certo para as festas

Escolha o espumante certo para as festas

A tradicional marca Georges Aubert dá dicas para harmonizar a bebida com o cardápio da ceia.

0

Escolha o espumante certo para as festas. Então, como escolher e apreciar o espumante certo para seu Natal e Réveillon. Assim, a tradicional marca Georges Aubert dá dicas para harmonizar a bebida com o cardápio da ceia.

Refrescante e com sabor sofisticado, o espumante faz parte da tradição das ceias de Natal e da virada do ano mais elegantes. Mas para apreciar melhor a bebida é preciso ficar atento ao tipo que melhor combina com cada prato do cardápio e servir na temperatura certa.

Portanto, para acertar na escolha, Romildo Della Costa, enólogo da CRS Brands, detentora da premiadíssima marca de espumantes Georges Aubert, selecionou algumas dicas:

Escolha o espumante certo para as festas

Nature

É o mais seco dos espumantes, mantendo o mínimo de açúcar residual de 0 a 1g/litro). Ou seja, o Georges Aubert Nature é produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir com método tradicional, em que a segunda fermentação que forma as bolhas acontece na própria garrafa. Portanto, a bebida tem sabor fresco e ao mesmo tempo encorpado, com aroma intenso e complexo, e retrogosto que combina notas de maçã verde, amêndoas, pêssego, nozes, florais e pimenta branca. Temperatura sugerida de serviço: 6ºC a 8ºC.

Escolha o espumante certo para as festas

Brut Tradicional

Também produzido pelo método tradicional francês, o espumante brut é seco, de acidez elevado, porém com pouco açúcar (24g/litro). Assim, é produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir, o Georges Aubert Brut Tradicional se caracteriza pelo aroma intenso e frutado, com notas minerais. Ou seja, uma boa companhia para pratos mais sofisticados e também os mais condimentados.

Brut Charmat

A saber, é um espumante seco se caracteriza pelo sabor marcante com frescor cítrico. No caso do Georges Aubert Brut, pode se sentir o aroma suave de flores brancas com tons picantes, assim como, das notas que lembram doces e frutas secas. Por isso, harmoniza perfeitamente com pratos com camarão, lagosta e vieiras grelhados, peixes crus (como sushis e sashimis), além de carnes e aves. A temperatura ideal para servi-lo é 6ºC.

Brut Rosé

Espumante seco de coloração rosada se caracteriza pela leveza e elegância no sabor. O Georges Aubert Brut Rosé se destaca pelo aroma com predomínio inicial de frutas vermelhas frescas, como amora, morangos silvestres, cerejas e framboesa, evoluindo no segundo momento para notas de frutas secas. A bebida combina bem com aves e pratos à base de carnes vermelhas, como carpaccio e cordeiro com figos, saladas e aperitivos com caviar, ostras frescas e frutos do mar. Sirva a temperatura de 5ºC e 7ºC.

Prosecco

Este tipo de espumante possui maciez e sabor fresco, equilibrado com acidez marcante. Produzido 100% com uvas do mesmo nome, Georges Aubert Prosecco harmoniza muito bem com carnes de porco, camarão, frutos do mar e até curry e temperos picantes. Sirva a temperatura de 6ºC a 8ºC.

Demi Sec

É um espumante mais doce e versátil. Sua leve acidez combina perfeitamente com o sabor de sobremesas, doces e frutas. O Demi Sec da marca Georges Aubert tem notas frutadas das uvas, combinadas com notas de pêssego e flores brancas. Também vai bem com grelhados leves e peixes. Sirva a temperatura de 6°C.

Moscatel

Elaborado com uvas moscatéis pelo processo Asti, método este originário do norte da Itália em que a fermentação acontece em uma única etapa em tanque de aço. O espumante moscatel da Georges Aubert tem sabor marcante da fruta, notas de bergamota, larajeira, abacaxi, pêssego e ervas aromáticas. é perfeito para acompanhar frutas frescas e sobremesas. Temperatura ideal de resfriamento 4ºC a 6ºC.

Moscatel Rosé

Espumante fino, de cor rosé cereja, dessa forma, chama atenção pelo seu sabor leve e refrescante. O Georges Aubert Moscatel Rosé apresenta aroma intenso de frutas vermelhas mesclando com notas florais. Assim, devido ao seu sabor mais adocicado combina muito bem com canapés e sobremesas. Ou seja, bolo, sorvete e frutas em calda. Portanto, sirva bem gelado a temperatura de 4°C.

Outras dicas

Em síntese, para o espumante mostrar todo o seu potencial, o mesmo deve ser armazenado em ambiente fresco, com controle de temperatura, livre de trepidações e sem contato com a luz.

Por fim, quem quiser variar pode servir o espumante com pedaços de frutas frescas, como  por exemplo, morango, cereja, maçã e pêssego. Acompanhe as novidades do universo de Georges Aubert nas redes sociais @espumantesgeorgesaubert .

 

 

 

Fotos: Divulgação / CRS Brands

Fonte: Denise de Almeida e Búbia Boito /  Assessoria de Imprensa Lilás

Não deixe de lerO jornalismo brasileiro não pode ficar isolado

Veja ainda nosso ebook: Segredos da Lei da Atração

 

SEM COMENTÁRIOS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile