Entrevista com o Coordenador Técnico das Escolas Zico10
O jovem Fernando Vannucci possui em sua bagagem profissional experiências no Flamengo e Juventus-SP (categorias de base) e se profissionalizou no CFZ, Centro de Futebol Zico do Rio que foi fundada em 1996 pelo ex-jogador Zico.
Assim, Vannucci tornou-se professor de Educação Física pela Universo e é pós-graduado pela Uniabel. Assumiu o Juvenil do Azul e Branco com a missão de dar o seu melhor junto à equipe do Zico Na Rede/ CFZ do Rio, atuando como Coordenador Técnico das Escolas Zico10
Entrevista com o Coordenador Técnico das Escolas Zico10
A saber, o jogador Zico marcou mais de 700 gols e foi um dos mais importantes jogadores da história da Seleção Brasileira de Futebol.
Nando, quando começou seus passos no futebol?
Comecei no futebol aos 6 anos de idade em uma escola de futsal no Canto do Rio em Niterói, onde na primeira aula da “escolinha” fui convidado a jogar na categoria fraldinha do Flamengo. Assim, segui minha carreira desde os 6 para 7 anos e, até hoje, envolvido com Futebol. Atualmente, como Treinador de futebol, Auxiliar Técnico e Coordenador Técnico das Escolas Zico10.
Instituto E10 do Zico é coordenado por você? Como funciona a operação?
Nossa excelente equipe, gerida pelo Thiago Coimbra, filho do Zico. Eu coordeno a parte técnica e temos muitas formas de Escolas, seja particular (igual nossa sede) e franquias particulares, além de sociais (públicas/federais), parceiras que nos administramos em colégios e escolas. Hoje há escolas espalhadas em todo o país. Além de eu coordenar a parte técnica, faço a capacitação dos profissionais, seja em outros estados ou eles vindo até a nossa sede.
Qual o foco na educação destes jovens? Que idade eles podem ingressar?
Focamos sempre na formação do cidadão, essa é nossa metodologia solicitada e preparada pelo próprio Zico. É proibido palavrões, sempre focando nos estudos e na formação de um grande ser humano, seja com os meninos, quanto com as meninas. Isso é o nosso principal foco, cobramos muito e, como coordenador, exijo muito dos nossos professores, assim como, dos alunos e principalmente com os pais dos nossos alunos.
O futebol brasileiro exporta talentos e somos reconhecidos mundialmente. Como você vê o passado e os dias atuais? Estamos mantendo a posição?
Na minha opinião, o Brasil é e sempre será o país do futebol. Essa nossa ginga é característica e essência principal do nosso país. Nossos treinadores estão se preparando e se capacitando cada vez mais e a CBF Academy tem feito com maestria esse trabalho. Portanto, hoje, nossos cursos são ótimos, com muita qualidade e com uma maior carga horária até mesmo que os da UEFA (Europa) que sempre foi o curso referência. Ao meu ver, estamos evoluindo muito e ganhando a próxima Copa do Mundo será fundamental para confirmarmos essa minha opinião. Porém, sabemos a dificuldade, principalmente em um torneio de mata mata.
Como é sua relação com o Zico? Quais os aprendizados?
Convivo e aprendo com essa lenda viva há 37 anos. Sou suspeito a falar, mas é um exemplo para mim em todas as áreas. Grande amigo, grande professor de futebol, de vida, maior gestor de pessoas que já conheci.
Cinco dicas para quem quer iniciar a carreira no futebol?
- 1- Muita humildade em todos os momentos
2- Muita dedicação sempre
3- Não desistir nunca
4- Há lugar/vaga em algum clube. Várias portas podem se fechar mas há hora certa para a porta certa abrir, portanto, esteja pronto para aproveitar a oportunidade.
5- Seja sempre fiel ao clube, ao treinador e aos amigos. Nunca “trapaceie/derrube ninguém” pois sua hora vai chegar. Deus irá abençoar se você sempre buscar fazer o certo e o melhor. Acredito muito na Fidelidade e na Justiça de Deus.
E as mulheres? Como você vê o esporte no mundo feminino, ainda há muita disparidade de salários e incentivos?
Depois do último Mundial feminino cresceu a procura pelo esporte. Ou seja, aqui mesmo na Zico 10 temos uma ótima equipe de futebol feminino que disputa muitas competições. Porém, infelizmente, a disparidade financeira e de incentivos ainda é enorme. A luta é grande, mas cada vez mais vamos buscar o desenvolvimento e oportunidades para o futebol feminino.
Quais seus planos para o futuro?
Sempre estudar e buscar conhecimento na minha área do futebol, fazer a licença Pró da CBF em dezembro, sempre me capacitar, melhorar e evoluir como ser humano sempre. Todos os dias quero aprender sempre com humildade, respeitando o próximo. Igualmente, cuidar do meu bem estar, da minha parte psicológica, características que ficamos mais atentos devido a essa pandemia. Uma vez que não dávamos muita importância e, em breve, desejo voltar a trabalhar em alto rendimento, futebol profissional em breve. E, quem sabe, voltar a trabalhar e morar fora do Brasil onde já tive experiências na Arábia Saudita e na Índia, além de outros 15 países que visitei. Acredito que, além de experiência de vida e de cultura, amadurecemos muito como pessoa e, em suma, amo conhecer países e culturas.
Contatos: @nandovannucci
Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Entrevistadora / Na Mídia
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui