Entrarão na disputa por prefeituras esse ano 72 parlamentares. A disputa por prefeituras nas eleições deste ano terá 72 parlamentares. Dois senadores e 70 deputados.
O número de parlamentares candidatos a uma vaga municipal mantém a tendência de 2016, quando o número de candidaturas entre senadores foi o mesmo.
Naquele mesmo pleito, o número de deputados federais candidatos teve um registro a mais do que este ano.
Desde ontem (17) até o dia 29 de novembro, emissoras de rádio e televisão deverão observar uma série de restrições ao conteúdo que transmitem sobre candidatos, partidos políticos e coligações ou que revele a posição política de eleitores.
As restrições estão previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e fazem parte do calendário eleitoral 2020.
O não cumprimento das regras pode acarretar a cassação do registro da candidatura, ou do diploma de eleito, por uso indevido dos meios de comunicação.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, durante a vigência do período eleitoral, as emissoras estão inicialmente, livres.
Justamente, para organizar debates políticos ou citar candidatos, partidos ou coligações em programas jornalísticos.
Não haverá permissão para exibição de qualquer conteúdo que os mencione ou favoreça – como peças de propaganda política ou novelas, filmes e séries, por exemplo.
Os programas de rádio ou TV que tenham o nome de um candidato ou façam menção a ele não poderão mais ser transmitidos até depois do segundo turno das eleições.
Entrarão na disputa por prefeituras esse ano 72 parlamentares
Desde o dia 11 de agosto os próprios candidatos que atuavam como apresentadores já estão do mesmo modo, afastados dos programas.
Até a data do segundo turno de votação, as emissoras de rádio assim como, televisão também não podem exibir imagens de realização de pesquisa.
Também não pode consulta eleitoral em que seja possível portanto, identificar o entrevistado, ou que haja algum tipo de manipulação de dados.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a data do primeiro e do segundo turnos das eleições municipais de 2020 serão nos dias 15 e 29 de novembro, respectivamente.
A mudança foi feita igualmente, por meio da aprovação de uma emenda constitucional por deputados e senadores.
Fonte: Por Karine Melo/Agência Brasil Edição: Aline Leal
Foto: Câmara dos Deputados
Leia também: Mais de 517 mil se candidatam para a eleição de 2020