Encontre-se no simples! Tenha Saúde! Alimente-se bem! Portanto, ao olhar para minha vida e minha história percebi que de longe, bem distante, vem a minha paixão por este ofício. Então, descobri que ele me acompanha desde a minha infância.
Assim, ao escolher, no tempo do vestibular, qual faculdade exerceria, me recordo que fui questionada a ter que fazer uma segunda opção. Não tive dúvida. Ou seja, confirmei que a minha primeira e segunda opções seriam NUTRIÇÃO. Sim, eu estava convicta! Dessa forma, quando escutava uma notícia nos jornais televisivos minha mente e coração pulsavam ao ouvir e ver sobre matérias que envolviam pessoas e alimentação.
Então, com o passar do tempo, percebia o quanto eu me alegrava, curtia e caminhava em minhas memórias de infância ao estudar, recordando-me da bananeira, do abacateiro, dos pés de laranja e limões, enquanto aprendia com meus professores, até que chegou um dia em que me percebi emocionada dentro da sala da Universidade, na aula de Biologia, ao aprender sobre a importância da membrana plasmática.
Voltando às imagens da infância, lembro-me que naquele quintal tinham também muitas margaridas. Era um grande quintal, com muitas e grandes lajotas. Por isso, a minha satisfação de criança naquele tempo era tão somente brincar com gatos e cachorros, até ganhar muitos arranhões e algumas mordidas (risos).
Encontre-se no simples! Tenha Saúde! Alimente-se bem!
Igualmente, brincar de balança no pneu que meu pai havia pendurado com cordas no abacateiro. Isso era fascinante! Ao subir bem alto, eu enxergava parte da estrada em que morava. Do mesmo modo, sentar à sombra do pé de manga; colher amoras até as mãos e a língua ficarem tingidas. Como é verdade que muitas vezes a felicidade mora nas pequenas coisas. Assim como, nos pequenos gestos e nas pequenas conquistas.
Da mesma maneira, as pequenas pitadas de felicidade da infância podem nos levar a grandes realizações. Assim, me tornei NUTRICIONISTA.
Hoje, ao olhar pela janela e ouvir o silêncio causado pela pandemia e o lockdown, reflito na necessidade de voltarmos às raízes. Não ouço o barulho de crianças brincando, como no meu tempo, e a alta dos preços leva-me a lembrar daquele tempo de refeições simples, de quintal de terra. Tempo de refeições cheias de sabor e vitaminas.
Percebo-me então, hoje em dia, por algumas vezes exercitando o meu próprio Ratatouille, treinando com as ervas aromáticas e as frutas da estação, alcançando a simplicidade da combinação das texturas e crocâncias dos alimentos.
Com o tempo, aprendi cada vez mais, que os segredos da boa saúde estão escondidos nas mandiocas colhidas no quintal, na batata doce que é rica fonte de carboidrato saudável, nas bananas da terra chamadas por nós naquele tempo de infância de unhas de bruxa. Nos temperos naturais.
Encontre-se no simples! Tenha Saúde! Alimente-se bem!
O alho, auxiliando como anti-inflamatório natural. A Salsinha, com seu perfume agradável, auxiliando na prevenção de anemia, fortalecendo nosso sistema imunológico. Assim como, o coentro, com aroma penetrante, auxiliando como bactericida e antifúngico. Além. da Erva Doce, planta de aroma suave, usada desde a mais tenra idade das crianças, trazendo saúde e equilíbrio intestinal.
A Erva Cidreira, potente calmante natural, isto é, usado para melhorar a qualidade do sono, auxiliando no combate à ansiedade e ao estresse, tão presentes neste tempo. Há saúde, há disposição, há energia na natureza. Natureza esta que atravessa o tempo, os povos, e as gerações.
Durante este período de lockdown, ao olhar para fora daquela janela da mente, e também para dentro do organismo humano, reflito o quanto tem se tornado cada dia mais necessário seguirmos em desenvolver dia a dia nossos próprios Ratatouilles, com sentidos altamente apurados, mas com a simplicidade do banquete de cores e sabores que a natureza nos oferece.
Encontre-se no simples! Tenha Saúde! Alimente-se bem!
(Iara Milanez)
Fonte: Iara Milanez – Nutricionista
Fotos: Divulgação / Internet
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui