Claudia Martinez, economista, empresária e Conselheira do Superior Feminino da FIESP atua na gestão financeira do empreendedorismo feminino através de várias frentes governamentais no país.
Claudia Martinez economista brasileira abre painel de discussão sobre educação financeira e empreendedorismo feminino no Brasil. Não é de hoje que Claudia Martinez, economista, empresária e Conselheira do Superior Feminino da FIESP atua na gestão financeira do empreendedorismo feminino através de várias frentes governamentais no país.
Com 25 anos de experiência e atuação no mercado financeiro e gestão de negócios, a economista brasileira exerceu funções estratégicas e C-level em instituições financeiras como Citibank, Banco Cidade, SulAmérica Investimentos, Banco Santos, WestLB e Grupo Concórdia/Sadia. Foi sócia-fundadora da CAM Asset Management – atual LATAM e, de 2012 a 2018, sendo parte da equipe do Grupo Máxima, atual Banco Master, ocupando a posição de Diretoria-Executiva.
Com vasta experiência em avaliação de risco reputacional, Compliance, ESG, Governança Corporativa, Conselho de Administração, Conselheira Independente e Gestão Reputacional, é CEO & Co – Founder na She Invest – plataforma financeira para mulheres.
Claudia Martinez conduz com expertise projetos inovadores na área financeira para o varejo e contribui com cases premiados em startups de meios de pagamento e marketplaces na área digital; com atuação abrangente em vários aspectos observados no processo: Executiva, Empresária, Membro Independente de Conselhos de Administração e Conselhos Consultivos.
Empresária
A empresária faz análises desde o início da campanha eleitoral oficial de 2022, com a ratificação dos nomes que irão disputar o voto da população local e afirma sentir esquentar ainda mais o clima e para o caldeirão não entornar no ambiente corporativo, sugerindo que as empresas passem a agir com atenção e rigor à legislação eleitoral.
Em tese, a economista declara que fazer direito é tarefa individual. Já o erro tem impacto coletivo e deslizes podem comprometer a imagem institucional. As normas precisam ser conhecidas e seguidas por pessoas físicas e jurídicas, que viram seus espaços para atuação política mudarem radicalmente depois de grandes escândalos de corrupção. Incorrer em erros em campanha eleitoral significa arriscar a reputação da empresa, perder credibilidade no mercado, clientes e negócios. Sem contar as questões jurídicas envolvendo multas e até o eventual fechamento das empresas.
Educação financeira e empreendedorismo feminino
Na área de compliance – Claudia Martinez zela pela conduta em conformidade com a lei e as regras da empresa, tendo a responsabilidade de dar transparência à legislação eleitoral e ao arcabouço de normas internas que orientam os funcionários, demonstrando os valores da companhia.
Com forte vocação em educar mulheres à diversas formas de empreendedorismo, tornou -se presença marcante no Conselho Superior Feminino – CONFEM, conhecido como: Programa “Brasil para Elas”, em que são oferecidas às empreendedoras qualificação e recursos para conquistarem independência e renda, objetivando a busca de oportunidades para o empreendedorismo feminino.
Claudia Martinez demonstra incansável no seu propósito em ações sociais atuando na Love Together Brasil | ONG, que têm a proposta de realizar ações nas áreas de educação, saúde e abastecimento de água, com apoio de voluntários e a participação de empresas e instituições públicas e privadas, demonstrando estar grata e disposta à espalhar o amor e impulsionar o universo feminino nas mais diversas vertentes do cenário nacional.