Início Destaque DOE VIDA sendo um doador de medula óssea

DOE VIDA sendo um doador de medula óssea

O objetivo da medida é criar um banco do tecido para ajudar no tratamento de doenças do sangue, principalmente a leucemia.

0

DOE VIDA sendo um doador de medula óssea. Assim, hoje, o  processo de transplante de medula poderá ser otimizado, uma vez que houve a sanção em 06.07.2018 do projeto de lei que cria o Sistema Paulista de Cadastro e Doação de Medula Óssea.

A medida tem como objetivo criar um banco do tecido para ajudar no tratamento de doenças do sangue, principalmente a leucemia.

DOE VIDA sendo um doador de medula óssea

Do mesmo modo, a execução do serviço será pela rede estadual de serviços de homoterapia, que deverá cuidar de todo o processo, desde o cadastro até o transplante e armazenamento do material. 

Como é Feita a Doação

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.

  • A medula é retirada do interior de ossos da bacia, por meio de punções.
  • O procedimento leva em torno de 90 minutos.
  • A medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.
  • Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto no local da aplicação, de leve a moderado, que poderemos amenizar com o uso de analgésicos e medidas simples.
  • Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana após a doação.

DOE VIDA sendo um doador de medula óssea

Há outro método de doação chamado coleta por aférese. Neste caso, o doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco (células mais importantes para o transplante de medula óssea) circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese. Ou seja,  colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue. Em outras palavras, elementos estes que o paciente não necessite mais.

Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia.

Por fim, a decisão sobre o método de doação que mais se adequa ao paciente é exclusiva dos médicos assistentes, tanto do paciente quanto do doador, e sua avaliação será em cada caso.

Então, seja UM DOADOR!

 

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Divulgação / Prefeitura de São Paulo
Apoio: Luís Cláudio Romaro
Dessa forma, não deixe de lerAmeaça ao golfinho rotador pelo turismo desordenado
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile