Crescimento de 75% no ramo de compras pela internet

Redesign e experiência do usuário transformam e-commerce em case mundial

Trabalho focado na experiência do usuário, na retenção de clientes e em melhorar posicionamento orgânico no Google

As compras online nunca estiveram tão em alta, impulsionadas principalmente pelo período da pandemia, com longos períodos de lockdown e isolamento social. Essa tendência crescente do varejo digital contribuiu para que as marcas se voltassem para a melhoria dos e-commerces, garantindo ao usuário a melhor experiência de compra.

Pesquisa da Mastercard aponta que, somente no primeiro ano da pandemia, houve crescimento de 75% no ramo de compras pela internet. Setores relacionados ao momento vivenciado de isolamento social e saúde, como livros e remédios, tiveram crescimento maior nesse período.

Para acompanhar a mudança, e-commerces de vestuário e moda buscaram oferecer aos consumidores mais comodidade e opções que viabilizassem as compras mesmo sem provadores físicos disponíveis. Recursos como tabelas de medidas mais visíveis e intuitivas e até realidade aumentada começaram a ficar mais populares no varejo de moda digital.

Crescimento de 75% no ramo de compras pela internet

Crescimento de 75% no ramo de compras pela internet

O CEO da, empresa especializada em design, Thiago Verçosa, explica que a experiência do usuário é essencial no atual cenário de transformação digital no varejo. “A experiência conecta e engaja o cliente para execução de tarefas que resultam em sucesso para empresa, como facilitar para o cliente a montagem de uma lista de supermercado ou, em poucos cliques, conseguir solicitar um transporte particular”, pontua.

Case mundial em 2021

Com essa preocupação, a Original.io criou um redesign para o e-commerce da Reserva, marca voltada para comfy wear, que atua no mercado desde 2004. Com a cultura de “paixão pelo que se faz, tesão de fazer melhor, amor pra fazer junto e sorriso no rosto sempre”, o Grupo Reserva, atualmente, é composto por três marcas: Reserva, Mini e Eva, com 65 lojas próprias nas principais capitais do Brasil, oito franquias e presença em 1.400 multimarcas pelo país. O desafio da Original.io foi consolidar ainda mais o sucesso da companhia também no meio digital.

redesign realizado pela Original.io focou na otimização da experiência do cliente e foi responsável por um aumento de 151% na retenção e no retorno de clientes ao e-commerce, além de proporcionar melhor posicionamento orgânico nos motores de busca e aumento de vendas em 250% na Black Friday 2021. Em apenas quatro meses após a implantação do e-commerce otimizado, houve aumento de 80% nas vendas digitais da Reserva.

“Esse projeto foi uma das maiores migrações entre plataformas já feitas no país. Um canal que já operava de maneira madura e relevante no digital, com grandes de desafios, como: migração de cliente e pedidos, melhoria de SEO e posicionamento em Google, gestão de stakeholders, mapeamento e processos agilistas, código, performance de alto desempenho, tagueamento e tracking bem estruturados, conectividade com sistemas terceiros e produtos com customização”, acrescenta o CEO da Original.io, Thiago Verçosa.

Crescimento de 75% no ramo de compras pela internet

Estratégia ágil e reposicionamento nas redes sociais

Durante o estudo para elaboração do redesign do e-commerce da Reserva, a Original.io levou em consideração a melhoria de ranqueamento nos motores de busca, velocidade de carregamento do site, métricas de conversão, retenção e manutenção de clientes, entre outros pontos importantes para a melhoria da experiência do usuário.

A partir disso, foi realizado um plano de execução com processos ágeis e que também considerou o reposicionamento nas redes sociais, trazendo como uma das estratégias de reforço do e-commerce unboxing por influenciadores. Em 2021, conforme o Statista Global Consumer Survey, o Brasil se tornou o país com maior impacto de digital influencers sobre o público consumidor, ultrapassando inclusive a China, até então a maior potência mundial nesse sentido.

Crescimento de 75% no ramo de compras pela internet

“Essa é uma das formas da marca engajar o público com um influenciador ou figura pública recebendo e abrindo um pedido da Reserva. Os detalhes contados por meio de vídeo expressam coisas como: ‘o cheirinho da caixa é incrível, olha o carinho da marca, vem o nome do empacotador, veio um brinde, veja como chegou rápido’. Isso faz com que o consumidor se interesse em conhecer e interagir com a marca”, enfatiza Thiago Verçosa, CEO da Original.io.

 

Fotos: Divulgação 
Edição: Redação Na Mídia
Fonte: Divulgação / Elara Leite
Leia ainda: A importância da naturalidade nos procedimentos estéticos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui