segunda-feira, setembro 9, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueConheça os benefícios do ciclismo para a saúde

Conheça os benefícios do ciclismo para a saúde

Andar de bicicleta é uma prática fácil e acessível que pode ser feita com frequência.

Conheça os benefícios do ciclismo para a saúde.

Ciclismo: conheça os benefícios para a saúde e dicas para escolher a bicicleta ideal

Além de ser uma atividade física acessível e saudável, a prática também é sustentável e colabora com o meio ambiente

Conforme os profissionais de saúde, cada indivíduo precisa praticar pelo menos 150 minutos — aproximadamente duas horas e meia — de atividades físicas por semana para manter um bom quadro de saúde. Isso pode ser feito com qualquer exercício, independentemente da sua intensidade.

Uma dessas atividades físicas pode ser andar de bicicleta, que pode ser extremamente benéfica para a saúde. Além de contribuir diretamente com o corpo e a mente, esse exercício também é uma atitude sustentável, já que se trata de um transporte limpo e inofensivo ao meio ambiente.

Quais são os benefícios da bicicleta para a saúde?

Andar de bicicleta é uma prática fácil e acessível que pode ser feita com frequência. Isso, além de colaborar com o cumprimento da meta de 150 minutos por semana, também beneficia o organismo como um todo.

Melhora o condicionamento físico

O ciclismo é uma atividade aeróbica, ou seja, afeta diretamente o sistema cardiovascular – que envolve não somente o coração, mas o pulmão e os vasos sanguíneos. Como consequência, andar de bicicleta regularmente promove o aumento do condicionamento físico, diminuição da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Assim como qualquer tipo de atividade física, os benefícios são cumulativos e passam a se tornam intrínsecos com a prevalência dos exercícios. Portanto, é importante que a prática seja feita com frequência para garantir os benefícios a longo prazo.

Conheça os benefícios do ciclismo para a saúde
Créditos: bernardbodo/iStock

Perda de peso

As atividades aeróbicas também são muito úteis para a perda de peso, visto que ajudam a queimar muitas calorias e gorduras. Estima-se que pedalar por uma hora garante a queima de 300 a 500 calorias – números que tendem a aumentar quando o esforço é maior, como em subidas ou terrenos sinuosos, por exemplo.

Os especialistas reforçam, entretanto, que junto ao ciclismo, também é importante adotar uma dieta saudável para melhores resultados. Mas, a prática por si só é uma grande aliada para quem deseja emagrecer.

Definição muscular

O ciclismo é uma atividade que exige muito dos músculos inferiores, especificamente as coxas, glúteos e panturrilhas. O ato de pedalar gera um estímulo constante nessa região e também nos ombros, que precisam estar sempre equilibrados ao segurar no guidão.

Com a prática regular do exercício e uma dieta apropriada, é possível observar uma grande evolução na definição muscular das pernas.

Como escolher a bicicleta certa?

Para andar de bicicleta com frequência, cria-se a necessidade de investir em um modelo adequado para si. O primeiro passo é definir o tipo de bicicleta mais adequado ao seu estilo de pedalada e onde ela será utilizada.

Existem bicicletas especificas para diferentes terrenos, como as de estrada, de trilhas, híbridas, urbanas, dobráveis, etc. Também é preciso verificar o tamanho correto do quadro, conforme a altura e o peso de cada indivíduo. Isso é previamente estabelecido através da tabela de aros.

Para crianças pequenas, por exemplo, utiliza-se os aros abaixo de 24, por serem os menores modelos. Já a bicicleta aro 26 indicamos para adolescentes e adultos de estatura mais baixa, enquanto o aro 29 é ideal para pessoas altas.

Conheça os benefícios do ciclismo para a saúde

Considerar o material do quadro também é importante. As de alumínio, por exemplo, são leves e duráveis, ideais para iniciantes e intermediários. Já as de carbono são ainda mais leves, sendo mais comuns para ciclistas de alto desempenho. As de aço são robustas e confortáveis, utilizadas comumente para passeios urbanos e de turismo.

Verifique também a qualidade dos componentes como câmbios, freios e transmissão, adaptando-os ao seu estilo de pedalada e necessidades específicas. Defina um orçamento que balance custo e benefício, lembrando que bicicletas mais caras geralmente oferecem componentes mais duráveis e leves, melhorando o desempenho e o conforto.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Créditos: bernardbodo/iStock
EdiçãoRedação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA