Conheça o turismo cultural de Cancun

Sinônimo de mar limpo e agitada vida noturna, a cidade mexicana é recheada de grandes atrações culturais

0
136
Photo taken from a gopro hero 7 black camera, Cancún Quintana Roo, Mexico

Conheça o turismo cultural de Cancun

Conheça o turismo cultural de Cancun para além das belas praias paradisíacas

Sinônimo de mar limpo e agitada vida noturna, a cidade mexicana é recheada de grandes atrações culturais

Muitos lugares encantam pelas belezas naturais, como as praias. Embora deslumbrantes, por vezes ofuscam outros atrativos que o local oferece. Esse é o caso de Cancun, situada na costa do belo Mar do Caribe. Além das praias e da badalada vida noturna, a cidade mexicana também possui uma rica bagagem cultural.

Conhecida pelo litoral exuberante, clima tropical, hotéis de luxo, resorts e cassinos, Cancun possui um turismo pujante, afinal, foi projetado para tal. Contudo, a cidade também guarda um grande acervo cultural, uma vez que também é território das ruínas de importantes cidades maias. Seus sítios arqueológicos são, portanto, fascinantes para quem se interessa pelas civilizações pré-colombianas.

Além disso, parques ecológicos promovem a proteção de espécies de plantas e animais naturais da região, muitos deles que estão em vias de extinção. É o caso, por exemplo, do parque ecológico Kabah. Em meio aos quatis e macacos-prego, está a casa Maya, primeira casa construída em Cancun e hoje um museu comunitário que conta a história do desenvolvimento da cidade.

Conheça o turismo cultural de Cancun

Conheça o turismo cultural de Cancun
Photo taken from a gopro hero 7 black camera, Cancún Quintana Roo, Mexico

Na Zona Hotelera, uma região de Cancun que concentra as praias e atividades turísticas, fica o Museo Maya de Cancun. É um ótimo passeio para quem quer se aprofundar na história maia. Anexo a um sítio arqueológico, o museu abriga diversas peças e artefatos de origem maia. Seu acervo conta com objetos de mais de mil anos de idade. Ideal para mergulhar na história mexicana e de seu povo originário.

Ainda em se tratando de povos originários, na cidade colonial de Valladolid, é possível conferir as ruínas do sítio arqueológico de Chichen Itzá. Ela foi uma das grandes cidades míticas das histórias do povo maia. Recebendo milhões de turistas todos os anos, é nela que fica instalada a pirâmide de Kukulcán, que, na realidade, é um templo. Desde 1988 considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, atrai pelo seu misticismo e valor histórico.

Parte fundamental da cultura mexicana e caribenha, a comida é certamente uma das maiores atrações da península. Essencialmente temperada, é marcada pela junção da alimentação asteca com a herança colonial espanhola. É onde o milho encontra a carne de vaca e forma as enchiladas e as tortillas, comidas tipicamente mexicanas.

Comidas típicas

Muitos restaurantes oferecem outras comidas típicas, como burritos, tacos e guacamoles. As pimentas são muito presentes, e o turista desavisado pode se surpreender com a ardência das pimentas jalapeño e poblano. É possível encontrar pratos exóticos servidos em ambientes coloridos e tradicionais, embalados por música mariachi. A “horchata”, bebida que leva arroz, leite, canela e açúcar, não pode ficar de fora.

Por fim, quem está de viagem para Cancun marcada não pode deixar de conhecer o Mercado 28. Epicentro da cultura mexicana, é onde se encontram souvenirs e artesanatos típicos em diversas barraquinhas e lojas, além de muita comida no entorno. De acesso fácil da própria zona hoteleira, é um passeio indispensável para qualquer turista que gosta de pechinchar e levar recordações para casa e para os amigos.

Fonte  Gabriela Amorim  / Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Roberto Carlos Bandala/iStock
Edição: Redação Na Mídia

Então, não deixe de ler: Previdência privada em 2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui