sábado, setembro 7, 2024
Compasso Manutenção - A solução certa para sua indústria
InícioDestaqueConheça as modalidades de tiro esportivo

Conheça as modalidades de tiro esportivo

Paris está sediando a 33ª edição dos Jogos Olímpicos, que começou oficialmente no dia 24 de julho.

Conheça as modalidades de tiro esportivo.

Conheça as modalidades de tiro esportivo que estarão presentes nos Jogos Olímpicos de Paris

Esporte é um dos mais presentes nas Olimpíadas modernas, tendo ficado de fora de apenas cinco edições do torneio

Paris está sediando a 33ª edição dos Jogos Olímpicos, que começou oficialmente no dia 24 de julho. Desde o dia 27 já está sendo possível acompanhar as primeiras provas de tiro esportivo – um dos esportes mais tradicionais da competição. Essa é a 28ª vez que a modalidade aparece nas Olimpíadas modernas, tendo ficado de fora de apenas cinco edições.

Em Paris-2024, o tiro esportivo será disputado entre 340 atletas, sendo 170 homens e 170 mulheres – mais uma novidade desta edição, que pela primeira vez terá uma quantidade igualada de homens e mulheres na modalidade. Ao todo, 81 países se classificaram para a competição, inclusive o Brasil, que contará com três atletas nas provas individuais.

O esporte é disputado dentro de 15 categorias, que no geral somam apenas sete, com algumas variações (masculino, feminino e equipe mista). Cada uma delas envolve o uso de armas diferentes com desafios variados. A seguir, entenda melhor como se diferenciam.

Carabina de ar 10 metros

A primeira modalidade com carabinas possui três variações: masculino, feminino e equipe mista. Os atletas utilizam uma carabina de ar calibre 4,5 mm, e precisam acertar uma quantidade específica de alvos dentro de um curto período de tempo. Nessa categoria, os alvos ficam posicionados a uma distância de 10 metros do atirador.

Carabina 50 metros 3 posições

Essa categoria sofre disputa somente nas variações masculina e feminina, trazendo um desafio consideravelmente maior. A arma é a mesma da prova de 10 metros, porém os alvos terão distribuíção a 50 metros de distância do atirador, e permitem utilizar três posições para atirar: em pé, ajoelhado ou deitado.

Em Paris-2024, o Brasil será representado pela atleta Geovana Meyer na categoria feminina desta modalidade.

Conheça as modalidades de tiro esportivo
Sport shooting pro, free rifle discipline. Créditos: microgen/iStock

Pistola de ar 10 metros

Disputada em três categorias (masculina, feminina e equipe mista), esta modalidade substitui a carabina por uma pistola de ar, tal como um revólver CO2, por exemplo. Os alvos permanecem posicionados a 10 metros de distância do atirador, mudando apenas o armamento utilizado.

Nesta edição dos Jogos Olímpicos, o atleta Philipe Chateaubrian representará o Brasil na modalidade masculina.

Pistola de tiro rápido 25 metros

Disputada exclusivamente na modalidade masculina, nesta prova é necessário acertar uma série de alvos a uma distância de 25 metros. A arma utilizada é uma pistola de ar com capacidade para cinco tiros, sendo necessário acertar todos os alvos em sequência antes de recarregar. Ao todo, são 60 tiros para 30 alvos.

Pistola 25 metros

Uma variação da categoria de 10 metros, porém com alvos posicionados a 25 metros do atirador e disputado exclusivamente na modalidade feminina. Diferentemente do “tiro rápido”, aqui não é necessário acertar vários alvos em sequência.

Trap

O trap é a primeira categoria de tiro ao prato, disputada na modalidade masculina e feminina. Utilizando uma carabina de ar, o atirador deve acertar diversos alvos móveis lançados de uma única máquina em direções variadas.

Skeet

O skeet é a segunda categoria de tiro ao prato, disputada em todas as três modalidades: masculino, feminino e equipe mista. Utiliza as mesmas armas do trap, porém com duas máquinas atirando alvos móveis simultaneamente; geralmente, esses pratos se cruzam no ar.

A brasileira Georgia Furquim será a representante do Brasil na categoria feminina dos jogos de Paris-2024.

Histórico de medalhas

O melhor desempenho do Brasil na modalidade de tiro esportivo dos Jogos Olímpicos modernos foi em 1920, na edição disputada em Antuérpia, na Bélgica. Nessa ocasião, os brasileiros voltaram para casa com três medalhas: uma de ouro (com Guilherme Paraense), uma de prata (com Afrânio da Costa) e uma de bronze (por equipe).

Após isso, o país passou quase 100 anos sem conquistar uma única medalha na modalidade. Foi somente em 2016, na edição do Rio de Janeiro, que o paulistano Felipe Wu conseguiu levar a medalha de prata na categoria de pistola 10 metros. O atleta foi superado por muito pouco pelo vietnamita Xuan Hoang, que acabou ficando com o ouro.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação / Créditos: microgen/iStock
EdiçãoRedação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Tenor Felipe Menegat realiza show em prol do RS

Uiara Zagolin
Uiara Zagolin
Jornalista e Editora do portal NA MIDIA; Correspondente Internacional; Diretora de Relações Internacionais da FEBRACOS Federação Brasileira de Colunistas Sociais; Vice-Presidente da APACOS Associação Paulista de Colunistas Sociais; Delegada Regional para São Paulo da ANI Associação Internacional de Imprensa; membro da Worldwide Association of Female Professionals; Imortal na Academia de Artes de São Paulo e Academia Mundial de Letras. Com formação no Canadá, EUA e UK
RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Most Popular

Recent Comments

Raquel Maffeis on Stella Valenttina Mello Zorzo
Wagner Casabranca on O desafio invisível dos atletas
Erica Rodrigues Machado on O lugar perfeito para cuidar da sua beleza
Comendador Leamir Antunes da Rocha on FEBACLA – A federação que enaltece a cultura
Jamile Yasmin da Silveira Braga on Quer ser capa de revista, então, vem com a gente!
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
Iracema di Castro Kelemen on PARNAMIRIM Base Norte-Americana nos Trópicos
MARUSA CRISTINA DE SOUZA GARCIA on GASTRONOMIA ARTESANAL NA VILA MADALENA