Confira os principais benefícios de realizar trilhas

0
300
trilhas

Realizar trilhas é um exercício que traz inúmeros benefícios físicos e mentais, sendo uma atividade que ajuda a reduzir a ansiedade e prevenir problemas cardíacos. É uma atividade ao ar livre que permite admirar a paisagem e se divertir.

Trata-se de um caminho ou estrada de passeio terrestre, percorrido ao ar livre, podendo ser a pé ou até de bicicleta. As trilhas também são caminhos estabelecidos ou existentes e possuem diferentes formas, larguras e comprimentos.

O objetivo é aproximar o visitante de espaços naturais, levá-lo até um atrativo específico e oferecer entretenimento por meio de sinalizações e recursos interpretativos.

Quem gosta de turismo em meio à natureza encontra na trilha uma forma de conhecer lugares novos, viver aventuras e ainda cuidar da saúde, pois se trata de um passeio que exige movimentação do corpo.

Existem trilhas de diferentes graus de dificuldade, como as mais leves, as moderadas e as pesadas, que costumam ser cheias de subidas, descidas e caminhos irregulares. O melhor de tudo é que nem sempre é necessário ir longe para fazer uma trilha.

Este artigo vai explicar como se preparar para essa atividade, a importância de conhecer o lugar antes de começar a trilha e falar um pouco sobre o objetivo da prática.

Como se preparar para uma trilha?

É um erro acreditar que para fazer trilha basta sair de casa e procurar um lugar em meio à natureza, pois na verdade, essa atividade exige preparo físico, de acordo com a dificuldade do espaço.

Se a pessoa pretende fazer uma trilha de 2 km de baixa dificuldade, primeiro precisa fazer algumas caminhadas semanais para fortalecer os músculos e o sistema cardiorrespiratório.

É importante ter disciplina, por exemplo, sair todos os dias do trabalho em uma bancada didática e fazer uma caminhada. Se o trajeto for leve, não é necessário passar horas na academia.

O treinamento do corpo precisa ser contínuo e diário, mas além disso, existem outros cuidados importantes para fazer uma trilha. São eles:

Caminhar ao ar livre

Caminhar na esteira da academia não funciona muito porque é uma atividade rígida e que não proporciona ao corpo a real sensação de andar em níveis diferentes e solos variados.

O ideal é fazer uma caminhada pela cidade ou até mesmo em parques voltados para essa atividade, mas sem ficar andando em círculos.

Treinar os músculos

A caminhada ajuda a aumentar a resistência, mas não é o suficiente para preparar o corpo para as dificuldades da trilha.

O organismo do praticante precisa se fortalecer para andar em solos íngremes, escalar rochas e carregar mochilas. Por isso é muito importante treinar a força muscular, considerando os membros inferiores e superiores.

Fortalecer o coração

O sistema cardiovascular é muito importante para ter plenas condições de fazer uma trilha, caso contrário, a pessoa pode passar mal.

Quando o indivíduo fortalece o coração, irriga melhor os músculos, reduz o cansaço e leva oxigênio para as áreas corporais.

Alimentar-se bem

No dia a dia, as pessoas precisam dar conta de muitas tarefas e responsabilidades, como trabalhar em um fabricante de mangueira corrugada 2 polegadas, entre outras. Por isso, muitos acabam optando por refeições rápidas e fáceis.

Quem se alimenta dessa forma não prepara o corpo adequadamente, principalmente quando a alimentação é feita de fast food, comidas gordurosas e excesso de açúcar.

O ideal é comer comidas saudáveis e leves e conhecer as melhores opções de pré-treino e pós-treino. Além disso, é importante preparar refeições adequadas para levar na trilha.

Dormir bem

Dormir também é muito importante para manter o corpo saudável, visto que é durante o sono que os músculos se recuperam dos treinos e a mente fica mais relaxada para o dia seguinte.

Quem tem mais dificuldades para dormir precisa fazer a higiene do sono, que consiste em deixar o celular, não ouvir músicas, não beber álcool ou café e consumir refeições leves.

Dormir bem é importante não apenas para fazer trilhas, mas para o dia a dia, seja para trabalhar em um projeto de revitalização de fachada, para estudar ou simplesmente para ter uma rotina mais tranquila e produtiva.

Outra coisa fundamental é evitar discussões porque isso ajuda a manter a adrenalina em repouso e o corpo adormece rapidamente.

Importância de conhecer o lugar

Para quem não está acostumado com as trilhas, é muito importante conhecer o lugar com antecedência. Deve-se fazer pesquisas para conhecer os níveis de dificuldade e sempre começar com opções mais fáceis.

Isso é importante para se acostumar com várias questões que podem interferir no bem-estar durante a caminhada, como:

  • Condicionamento;
  • Esforço físico;
  • Altitude;
  • Tempo de caminhada.

Quando a trilha é mais fácil, é melhor para quem está começando agora, por exemplo, aquelas entre 10 e 15 km, que duram mais ou menos entre 6 a 7 horas de percurso, mas sem apresentar muitas dificuldades, como subidas e descidas.

Existem as trilhas consideradas de nível médio, mas se um profissional de instalação de painel de tv para quarto planejado já tenha um bom preparo físico, pode realizá-las.

Agora, trilhas consideradas de grau muito avançado, são indicadas apenas para pessoas que têm muita experiência nesse esporte.

Por isso é fundamental pesquisar sobre o lugar antes para se certificar de que todos os envolvidos estão realmente preparados para percorrer o trajeto.

Só que independentemente do nível de dificuldade, alguns equipamentos devem ser usados para garantir segurança e conforto durante o percurso, como usar as roupas ideais, meias confortáveis e botas laceadas.

Outra coisa muito importante é usar uma mochila de boa qualidade, preferencialmente aquelas com barrigueira de até 40L.

Ao contrário do que acontece no dia a dia de uma usina de asfalto gravimétrica que fica na cidade, as pessoas que fazem trilhas estão sempre em contato com a natureza, por isso podem encontrar animais selvagens pelo caminho.

Isso mais uma vez ressalta a importância de conhecer o percurso previamente, além de levar a mochila produtos importantes como repelente.

Por fim, outra coisa essencial é prestar atenção ao horário e sempre preferir trilhas com guias profissionais. Independentemente do lugar, o ideal é fazer saídas pela manhã, pois os participantes terão mais tempo para fazer o trecho de ida e volta.

Qual é o objetivo da trilha?

A caminhada por trilha é um esporte de aventura, também muito conhecido como trekking e sua origem é na África.

Seu surgimento está relacionado à guerra sangrenta que aconteceu entre os descendentes de holandeses e os ingleses que tentavam conquistar o sul do continente.

O maior objetivo da trilha é proporcionar interação com o ambiente natural, pois com isso, os participantes conquistam crescimento interior, elevam sua autoestima e ainda se sensibilizam com programações lúdicas para educação ambiental.

O praticante consegue sair de sua rotina em uma empresa de recepcionista terceirizado e conhecer diferentes ambientes e vivenciar experiências com o próprio corpo.

No Brasil, a trilha é uma modalidade relativamente nova, pois os primeiros relatos de práticas surgiram em 1986, mais precisamente no estado de Minas Gerais.

Ao longo dos anos, foi conquistando novos adeptos e hoje em dia é o esporte de aventura que mais cresce no mundo, visto que é praticado em ambientes naturais e de baixo custo.

Mas a trilha também tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do meio ambiente, além de fomentar hábitos saudáveis que melhoram a qualidade de vida.

Não é de hoje que se sabe que os exercícios físicos, como pilates funcional emagrece, são muito bons para a saúde do corpo, e o trekking se mostra como uma excelente opção de esporte.

Isso porque ele combina diversos fatores, como a movimentação do corpo, conhecer novos lugares, estar em contato com a natureza e superar os próprios limites.

Uma pessoa que vivencia tudo isso consegue melhorar seu estado de saúde, aumenta a longevidade, tem mais satisfação e pode melhorar até outras questões como a espiritualidade.

A qualidade de vida é essencial para a dignidade humana, visto que está relacionada às necessidades fundamentais do indivíduo.

No dia a dia, as pessoas precisam de interação social para que possam realizar suas atividades, como no caso de quem trabalha com recuperação de lanterna automotiva, os alunos de uma escola, entre outros.

A trilha também tem como objetivo aumentar a interação social, visto que costuma ser realizada em grupo e permite que os praticantes possam fazer novas amizades e aumentar seu círculo social.

Considerações finais

A trilha é um dos esportes que mais crescem no mundo todo porque traz inúmeros benefícios aos praticantes.

Mas para aproveitar todos eles, é fundamental se preparar adequadamente e procurar conhecer o local com antecedência, assim, os praticantes evitam acidentes e podem apreciar o contato com a natureza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui