Confira as principais atividades do Copywriting

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Copywriting

Copywriting é uma estratégia voltada para a produção de textos com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma ação, que depende da necessidade da empresa, como comprar um produto ou se cadastrar para receber conteúdos.

Trata-se de uma tática muito usada pelos departamentos de vendas e marketing, podendo estar presente tanto nos canais digitais quanto nos canais offline.

Nem sempre é possível convencer o público usando as palavras, principalmente quando o texto é comum e não se volta para a persuasão. No entanto, as empresas precisam aprender a fazer isso para que os usuários sigam suas instruções.

É a base para que as estratégias de conversão aconteçam e tragam os resultados esperados pela companhia. Por outro lado, quem consegue convencer o público, domina as habilidades necessárias para um bom Copywriting.

Devido à quantidade de materiais que existem na internet, saber persuadir e convencer as pessoas faz toda diferença. Como resultado, a companhia consegue aumentar o número de conversões, clientes e potenciais clientes.

Por se tratar de uma estratégia fundamental, este artigo vai mostrar como se tornar um copywriter, quais são os benefícios do Copywriting para os negócios e falar um pouco sobre o objetivo desse modelo de escrita.

Como se tornar um bom copywriter?

Para se tornar um bom copywriter e produzir Copywriting de sucesso, existem algumas estratégias que precisam ser trabalhadas. São elas:

Conhecer o público

Uma empresa só consegue convencer o público a realizar a ação que espera, se conhecer muito bem essas pessoas. É fundamental saber o que elas precisam e de que maneira conversar com a audiência.

Para isso, um fornecedor de botijão de gás completo vai se basear em sua persona, considerar a etapa de compra e entender qual tipo de conteúdo gera valor para essa etapa.

Provar o que está dizendo

Para acelerar as conversões, é necessário provar o que está sendo dito, assim, os leitores vão confiar na empresa. Uma das formas de fazer isso é por meio de depoimentos de clientes que já compraram com a marca.

Isso mostra que outras pessoas estão tendo sucesso com a solução e posiciona a empresa como alguém que entende o problema e que traz a solução ideal.

Oferecer algo limitado

Transformar o produto ou serviço em algo exclusivo ilimitado vai criar senso de urgência nas pessoas. Também é uma maneira de agregar valor para o cliente e aumentar a vantagem competitiva da organização.

É interessante enviar e-mails para os contatos liberando um teste gratuito, mas apenas para as primeiras pessoas que baixarem um conteúdo específico, sempre indicando que se trata de algo que está prestes a se esgotar.

Contar uma história

Para contar uma história, uma marca de agenda empresarial personalizada pode usar as estratégias de storytelling. A prática ajuda a gerar identificação por que compartilha sentimentos como medo, receio, angústia, desafios e conquistas.

Isso faz com que as pessoas enxerguem o valor de uma solução porque percebem que outros indivíduos passaram pela mesma jornada e conseguiram resolver o problema.

Oferecer algo a mais

Para iniciar ou melhorar o relacionamento com a audiência, não se deve começar a comunicação pedindo informações. O oposto funciona muito melhor, ou seja, oferecer algo que agregue valor para o leitor.

Disponibilizar um conteúdo aprofundado e de qualidade sobre um assunto interessante para a persona vai fazer com que os usuários disponibilizem algumas informações em troca do material.

Fazer o cliente concordar

Falar diretamente sobre as características do produto ou serviço pode ser uma perda de tempo porque muitos leads e clientes sequer vão prestar atenção.

Ao invés disso, é interessante expor os problemas que essas pessoas possam estar enfrentando, mostrando que a companhia pode ajudá-los.

Fazer com que o público se identifique e admita seus próprios problemas e dúvidas vai estimulá-los a procurar uma solução o quanto antes, e ela é oferecida pela empresa.

Benefícios do Copywriting

Por meio do Copywriting, uma companhia que trabalha com vendas de Ribbon Cera 110×90 consegue obter diversos benefícios, dentre os quais se destacam:

  • Textos de boa qualidade;
  • Bom relacionamento com o cliente;
  • Mais engajamento;
  • Aumento das vendas.

O primeiro benefício é que as estratégias de Copywriting conseguem melhorar a qualidade dos textos, independentemente do formato. Além da qualidade, ele também melhora o potencial de impacto e previne erros gramaticais.

Ação pode ser aplicada em e-mails, anúncios, publicações do Instagram, script para vídeos, entre outras plataformas.

A escrita persuasiva também consegue tocar as emoções do público, isso porque antes de escrever, o copywriter faz uma pesquisa minuciosa sobre a persona para descobrir seus problemas, desejos e objeções.

Com base nessas informações, consegue criar materiais compatíveis com os anseios do público e que abordam temas diversos relacionados ao segmento de atuação do negócio.

Como resultado, os textos criados por uma entidade que disponibiliza aluguel de compressor de ar para pintura conseguem se conectar com a audiência e geram proximidade entre o público e a marca.

Um dos maiores objetivos das organizações é gerar engajamento para os conteúdos produzidos na internet, e embora curtidas e comentários não tragam lucros diretamente, mostram se a estratégia é assertiva ou não.

O Copywriting consegue aumentar o engajamento porque constrói títulos atraentes para os textos, cria narrativas que prendem o leitor desde o início e ainda utiliza chamadas para ação.

O uso de chamada para ação é muito importante porque ajuda a aumentar as conversões, e é justamente por isso que o Copywriting também melhora as vendas do negócio.

Ele foi criado para desenvolver uma escrita que vende, empregando gatilhos mentais, promessas e trabalhando a capacidade de quebrar objeções. Todos esses elementos são fundamentais no marketing de conteúdo e para as negociações da empresa.

Por meio da persuasão, um negócio que produz coxinha congelada atacado consegue conduzir o leitor a tomar uma ação, que pode ser comprar um produto, se cadastrar em um formulário, entre outras possibilidades.

Objetivo do Copywriting

Um dos principais elementos do Copywriting é o CTA (chamada para ação), o que significa que, ao longo da jornada de compra, o lead vai precisar tomar uma atitude, como assinar a newsletter, ler outra publicação ou baixar o material.

Por meio da técnica em questão, o copywriter vai convencer e cativar a atenção do visitante do site ou blog e fazer com que esse usuário siga as instruções.

Propósito é educar e capacitar a persona em relação aos produtos e serviços, deixando claro que a oferta da companhia é a melhor solução para as demandas.

Sendo assim, um fornecedor de agulha acupuntura 18×8 pode fazer isso por meio da produção de materiais ricos, como publicações do blog, webinars, whitepapers, e-books, infográficos, entre outros.

Como aplicar o Copywriting no marketing digital?

Para aplicar essa estratégia ao marketing digital, a primeira coisa é pensar na persona na hora de criar os textos. A intenção é fazer com que a pessoa sinta que o material foi desenvolvido para ela.

Recomenda-se informar os detalhes para que o texto fique personalizado, levando em conta dados demográficos do cliente e até os motivos que fazem essa pessoa procurar a empresa.

Usar verbos de ação nos CTAs agiliza a conversão, e alguns exemplos são frases como: “baixe agora”, “faça o download”, “compre aqui”. Lembrando que a informação precisa ser simples e direta para evitar interpretações equivocadas.

Quando o usuário pesquisa uma solução para um problema na internet, a intenção é resolver a questão. Frente a isso, uma entidade que comercializa porta lápis acrílico para personalizar deve demonstrar empatia e compreender as necessidades do usuário.

Isso leva a outra prática importante na hora de escrever uma boa copy: não ser frio no desenvolvimento do conteúdo. Se a persona perceber um tom de frieza no material, vai perder o interesse.

O certo é mostrar preocupação, proximidade e empatia, usando termos como “você”. Isso faz com que o leitor consiga sentir o que o autor está dizendo e tenha uma interpretação mais assertiva sobre o conteúdo.

Por fim, até mesmo uma clínica de harmonização facial papada deve usar gatilhos mentais, de acordo com seu objetivo e com o canal por onde a informação será veiculada.

Por exemplo, supondo que a intenção do negócio seja vender alguma coisa, então o ideal é usar o gatilho de autoridade ou de prova social. Se a intenção for promover uma oferta, o gatilho de escassez vai despertar o medo de ficar sem o produto.

Independentemente da opção, é fundamental que esses recursos sejam usados com moderação para que façam sentido dentro do texto.

Considerações finais

O Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos de marketing e vendas.

É fundamental que o copywriter tenha todas as habilidades para convencer o usuário e persuadi-lo a realizar uma ação.

É assim que a empresa vai conseguir todos os benefícios que esse método de escrita pode oferecer, como o aumento dos lucros.

A base para que tudo funcione bem, é compreender os objetivos do Copywriting e colocar as melhores estratégias em ação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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