Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Museu do Ipiranga e Sesc celebram a Independência do Brasil com videoclipe e campanha digital Ecos do Ipiranga

0
museu do ipiranga, divulgacao

Comemoração deste 7 de setembro será no digital.  A princípio, o Museu do Ipiranga e Sesc celebram a Independência do Brasil com videoclipe e campanha digital Ecos do Ipiranga

Dessa forma, no dia 7 de setembro, haverá o lançamento de um videoclipe da canção Paratodos, de Chico Buarque, pelo CORALUSP e Orquestra Sinfônica da USP.

Assim, o filme conta com as cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua, e a exibição será pelo SescTV e nas plataformas digitais do Museu, do Sesc, da USP

Porém, refletindo sobre os significados da Independência nos dias de hoje, e contemplando a pluralidade de vozes, as ações acontecem exclusivamente em ambiente virtual, entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.

Dentre os conteúdos estão um aplicativo para visita virtual em 3D, podcasts, bem como, vídeo-depoimentos e filtros de Instagram com personagens históricos.

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Assim, este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento Museu do Ipiranga em Festa – realiza pela USP e pelo Sesc São Paulo, desde 2017, em homenagem à Independência -, acontece exclusivamente no ambiente digital.
Por isso, entre 24 de agosto e 7 de setembro, uma série de ações irá revelar as histórias ligadas ao Museu sob diversos pontos de vista, na campanha Ecos do Ipiranga – Um museu onde a história ganha novas histórias.

Assim, durante o período, o público terá a oportunidade de se conectar com os muitos eventos que ecoam no Ipiranga desde 1822.  Portanto, a conexão poderá ser por meio de vídeos, fotografias, filtros no Instagram, podcasts, um aplicativo com uma visita virtual ao museu em 3D, entre outras ações, disponíveis nas redes sociais do museu e no site http://www.ecosdoipiranga.com.br .

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Para tanto, a principal ação da campanha está programada para o dia da Independência, quando será lançado o videoclipe da música Paratodos, de Chico Buarque. Dessa forma, a canção recebeu arranjo inédito de Carlinhos Antunes e Gabriel Levy para a Orquestra Sinfônica da USP e CORALUSP, e conta com interpretações das cantoras Anastácia, Kaê Guajajara, Negra Li e Tainara Takua.

Ainda no dia 1º, algumas das principais imagens do acervo do Museu do Ipiranga serão filtros do Instagram. O público poderá incorporar na rede social os retratos de Dom Pedro I, Tiradentes, Imperatriz Leopoldina, Maria Quitéria e também “A baiana”, personagem de uma pintura anônima que se destaca no acervo do Museu. A brincadeira vem acompanhada por questionamentos sobre quem são esses personagens e como foram construídas suas identidades históricas.

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Podcasts Ecos do Ipiranga – Apresentação: Débora Aladim

1/9: Repensando a memória da Independência – Parte 1

Entrevistada: Michelli Monteiro. Doutora em História da Arquitetura e do Urbanismo pela USP, desenvolve uma pesquisa sobre pinturas históricas e monumentos públicos.

2/9: Repensando a memória da Independência – Parte 2

Entrevistado: Pedro Nery. Mestre em Museologia pela Universidade de São Paulo, desenvolve pesquisa sobre coleções, com foco na arte brasileira. 

3/9: Repensando a memória da Independência do Brasil – Parte 3

Entrevistado: Carlos Lima Júnior. Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo e Doutorando em História da Arte pelo Museu de Arte Contemporânea, também da USP. Pesquisa a relação entre arte e poder entre o fim do Império e os primeiros anos da República no Brasil.

4/9: A história do monumento à Independência

Entrevistada: Maria Helena Flynn. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e pesquisadora da história da arquitetura no Brasil.

5/9: A construção do Museu e os desafios para sua restauração

Entrevistada: Solange Ferraz de Lima. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e livre docente pelo Museu do Ipiranga, do qual foi diretora entre 2016 e 2020, e hoje ocupa o cargo de coordenadora da Comissão de Extensão e Cultura. Sua pesquisa é sobre cultura visual e representações urbanas.

6/9: O projeto dos Jardins do Museu do Ipiranga

Entrevistado: Paulo César Garcez Marins. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo. Pertence ao corpo docente do Museu do Ipiranga, bem como, do Programa de Pós-graduação da FAU e do Programa de Museologia da USP.

7/9: Como a história contou sobre a Independência do Brasil 

Entrevistada: Cecília Helena de Salles Oliveira. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Na USP, atua como professora titular sênior no Museu do Ipiranga e professora do Programa de Pós-Graduação em História Social.

Museu do Ipiranga – USP

Fechado para reforma desde 2013, assim, o Museu do Ipiranga da USP seguiu em atividade com eventos, cursos, bem como, palestras e oficinas em diversos espaços da cidade. Isto é, as obras de restauro, ampliação e modernização do Museu possui financiamento via Lei de Incentivo à Cultura.

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

As obras se iniciaram em outubro do ano passado, e a expectativa é que sua aberta ocorra em setembro de 2022, para a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.
Para mais informações sobre o restauro, acesse o site museudoipiranga2022.org.br .
Atualmente, o edifício que é patrimônio histórico municipal, estadual e federal, teve sua construção entre 1885 e 1890 e está dentro do complexo do Parque Independência.
Posteriormente, concebido originalmente como um monumento à Independência, acresce que, tornou-se em 1895 a sede do Museu do Estado. É o  museu público mais antigo de São Paulo e um dos mais antigos do país.

Do mesmo modo, está, desde 1963, sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade.

Parceria Sesc Ipiranga e Museu do Ipiranga

Nesse sentido, desde 2017, o Sesc Ipiranga e o Museu Paulista vêm desenvolvendo ações conjuntas com o objetivo de chamar a atenção da sociedade civil para o Museu do Ipiranga.
Por meio de diversas atividades artísticas e culturais, do mesmo modo, a programação busca refletir sobre o apagamento de grupos e narrativas pela história hegemônica e convida o público a pensar sobre qual museu gostaria de reabrir em 2022.
A parceria reafirma o compromisso do Sesc em expandir ações para além dos muros institucionais e ampliar os vínculos com a comunidade.

Comemoração deste 7 de setembro será no digital

Por fim, as unidades do Sesc no estado de São Paulo fecharam seus acessos pela pandemia. Portanto, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua.
Assim, pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.
Saiba mais em: sescsp.org.br .

Serviço

Consulte a programação completa em ecosdoipiranga.com.br

Videoclipe Paratodos
Dia 07 de setembro
Classificação: livre

Grátis

 

Fotos: Divulgação / Acervo Pessoal
Fonte: Isadora Bertolin
Assessoria de Imprensa Museu do Ipiranga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui