Cancelamentos de voos e problemas em aeroportos.

Quais as razões para tantos cancelamentos de voos e problemas em aeroportos?

Hoje em dia um dos problemas mais habituais que um passageiro pode enfrentar na hora de embarcar no aeroporto é saber em cima da hora que teve o voo cancelado ou atrasado, sem que fique sabendo oficialmente nem mesmo a causa desse problema.

Essa situação tem dificultado a viagem de passageiros. Afinal um cancelamento de voo implica em uma série de problemas consideráveis com a perda de uma conexão. Assim como, de uma reserva de hotel ou de um compromisso importante, entre várias outras situações.

Esse verdadeiro nó que vem acontecendo nos aeroportos não é exclusivo do Brasil: na Europa e Estados Unidos os cancelamentos passaram a ser o “normal” na vida dos viajantes.

As causas desse problema são variadas, por isso é importante acessar o site da AirHelp para entender quais são as normas locais e quais são os seus direitos como passageiros.

Cancelamentos de voos e problemas em aeroportos
Imagem: Unsplash
Vejam abaixo algumas das razões para os cancelamentos.
  1. Completo despreparo para a retomada após a pandemia. Muitos trabalhadores de terra e tripulantes de voo qualificados foram demitidos durante a pandemia. E as empresas passam dificuldades para contratar devido aos baixos salários oferecidos.
  2. Apesar dos aviões serem constantemente revisados, como qualquer máquina estão sujeitos a problemas de última hora. O que pode causar o cancelamento do voo caso não esteja disponível uma aeronave para substituir a avariada.
  3. A classe dos aeronautas, que engloba os pilotos e comissários de bordo, tem um horário de trabalho com uma série de limitações. Desde horas trabalhadas a número de pousos e decolagens diários. Quando ocorre algum imprevisto como, por exemplo, um atraso no voo e a tripulação chega ao limite de horas definido por lei, eles são obrigados a desembarcar. E o voo poderá ser cancelado se a empresa não tiver disponível uma nova equipe para substituí-los.
  4. Neste momento em que tivemos uma alta expressiva no custo do combustível aéreo as empresas ao não conseguirem vender o número de bilhetes suficiente para completar os assentos, preferem cancelar o voo e realocar seus passageiros no voo seguinte.
  5. Toda e qualquer bagagem despachada está relacionada a um determinado passageiro. Caso ele não apareça no momento de embarque e sua mala tenha sido despachada, por medida de segurança o voo pode atrasar até passageiro ser localizado, ou até mesmo cancelado.
  6. As condições climáticas interferem bastante na programação de voo das empresas aéreas. Quando há neblina, tempestades, furacões e outros fenômenos naturais, tanto na origem como no destino, os voos podem ser cancelados.

Conheça os seus direitos em caso de cancelamento

A empresa aérea tem a obrigação de notificar imediatamente o passageiro sobre o cancelamento de um voo. Além disso, de acordo com as normas da Agência Nacional de aviação civil (Anac) (Resolução Nº 400), a empresa deve manter o passageiro informado a cada 30 minutos sobre a previsão de embarque.

Sendo assim deve oferecer gratuitamente, assistência material, reacomodação e reembolso integral do valor pago pela passagem com o avanço do tempo de atraso. Caso tenha seu voo cancelado, a primeira atitude a tomar é entrar em contato com o pessoal de atendimento no aeroporto. E escolher a melhor solução.

Dependendo do prejuízo sofrido pelo passageiro com o cancelamento de um voo, como a perda de algum compromisso importante e outros motivos relevantes, talvez seja possível exigir alguma indenização. Para isso entre com o requerimento através de um órgão de defesa do consumidor.

 

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