Beatriz Dias – Uma arquitetura leve e com afeto
Primeiramente, a arquitetura hoje não se trata de padrões ou classe social, e sim de significado e essência, para entendermos mais sobre o assunto, convidamos a expert arquiteta Beatriz Dias.
Antes de mais nada, Beatriz conta que veio de uma cidade pequena do Sul de Minas Gerais, uma cidade chamada Elói Mendes, sua formação foi na PUC Minas Campus, em Poços de Caldas – MG.
Quebrando barreiras
Dessa forma, Beatriz é a prova viva que mesmo você vindo do interior, sem ter muitas oportunidades , você é capaz.
Sua vida na área da arquitetura, começou quando ainda cursava sua faculdade, Beatriz foi selecionada entre seus colegas para um período de intercâmbio acadêmico na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Málaga na Espanha. Onde então, Beatriz cursou uma parte de sua graduação, mas decidiu voltar para o Brasil para concluir. Mas, logo percebeu sua paixão pelo país e, assim que finalizou sua graduação, a arquiteta voltou para a Espanha, só que agora para Barcelona onde decidiu cursar sua pós graduação em Design de Interiores no renomado Instituto Europeu de Design.
E lá na Espanha, foi que Beatriz começou a atuar na área como Arquiteta.
“Ficava a frente da parte de desenvolvimento e criação de projetos para uma empresa chamada Stand Builder, que realiza projetos em diversos países como, Holanda, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido.” – conta Beatriz Dias, para nossa jornalista Ranai Lima.
Sua paixão pela a arte no geral
Aliás, sua paixão por arte sempre esteve presente em diversas vertentes, como na música, moda e pintura. Mas a moda foi algo que sempre a tocou muito.
“Descobri que gostava de arquitetura analisando moda, vi que as duas estão totalmente conectadas, o que muda é a proporção. Ambas expressam identidade e comportamento e isso me fascina.” – explica Beatriz.
Hoje então, sua essência é uma arquitetura descomplicada, leve, mais viva. Por isso em seus desenhos sempre aparecem tantos elementos naturais, cores e diferentes texturas.
“Gosto de criar experiências para serem vividas no espaço. Cada cliente é único, com seu cotidiano, gostos e costumes diferentes, por isso não trabalhamos com uma receita de bolo, tentamos compreender ao máximo todo esse universo dos nossos clientes para depois disso, começar os primeiros traços e desenvolver um projeto exclusivamente para eles, sempre trazendo as a memórias afetivas para o projeto, algo que sempre trabalhamos.” – afirma a arquiteta.
A memória afetiva
Sabendo o quanto a memória afetiva é capaz de nos teletransportar para momentos inesquecíveis já vividos, Beatriz gosta de realizar esses resgates para seus clientes, para que eles se sintam totalmente acolhidos e sintam a identidade com seu espaço.
Ter tido toda essa experiência acadêmica, profissional e principalmente pessoal fora do país, trouxe para Beatriz percepções que mudaram todo o rumo do que acreditava ser arquitetura.
“Me apaixonei pelas diversas culturas que visitei, pelas inúmeras formas de viver, pelas diversas ‘CASAS’ que entrei. Me fez criar um sentido aguçado de observação, estou sempre atenta a tudo, buscando inspiração no que me toca. E acredite se quiser, algumas inspirações de projetos vem de coisas super aleatórias, um prato de comida, uma relação de mãe e filho, um botão de uma camisa.” – conta Beatriz.
Então, com a chegada da pandemia Beatriz decidiu voltar para o Brasil, e logo deu início uma nova fase de sua vida, sua carreira solo. Na cidade de Pouso Alegre – Sul de Minas. Onde reside e tem seu escritório até os dias de hoje. Logo no início de sua nova fase, Beatriz ainda tinha aquela insegurança em apresentar suas soluções diferentes do convencional, pois seu escritório era em uma cidade pequena. Mas hoje mudou completamente e Beatriz se sente totalmente livre para desenvolver o que acredita ser o melhor para aquele determinado projeto, e a aceitação foi imediata.
“O que me deixa super motivada. Com a demanda de projetos, abri meu escritório físico que hoje conta com uma equipe maravilhosa de excelentes profissionais. Que estão trilhando esse caminho lindo junto comigo.” – explica Beatriz.
Seu escritório
Seu Studio chama-se DOMOV – a inspeção veio de um dos lugares que mais encantou Beatriz, a República Tcheca.
“Trabalhamos com arquitetura e design, realizamos projetos arquitetônicos, e a nossa especialidade que são projetos de interiores residências e comerciais. Hoje mais que projetos, nós no Studio DOMOV entregamos sonhos concretizados e bem-estar. Trazemos experiências para nossos clientes para que eles possam viver muito melhor dentro dos seus espaços.” – finaliza Beatriz Dias.
Acompanhe seu trabalho
Acesse: @studiodomov