As Pensadoras primeiro livro destacando intelectuais feministas. Assim, a Escola “As Pensadoras” ingressa no mercado editorial e lança o primeiro livro de coleção que destaca intelectuais feministas
A Editora As Pensadoras nasce com a proposta de ser uma alternativa ao mercado editorial tradicional, ampliando a bibliodiversidade
Próxima de completar seu primeiro ano, a Escola de formação feminista e de estudo do pensamento de mulheres As Pensadoras celebra outra importante conquista: o lançamento da Editora As Pensadoras.
As Pensadoras primeiro livro destacando intelectuais feministas
O livro de estreia faz parte da coleção “As Pensadoras”, dedicada à difusão da produção acadêmica sobre o pensamento teórico-prático de mulheres. Já em fase de pré-venda pelo site: www.aspensadoras.com.br/loja , o livro será oficialmente lançado na semana de aniversário da Escola, em 16 de junho, em versão física e e-book.
Idealizada em 2020 pela filósofa e coordenadora da Escola As Pensadoras, Rita Machado, a editora surge com o objetivo de registrar o conhecimento construído na Escola, ampliar o espaço para publicações produzidas por mulheres e democratizar o acesso às produções. Além disso, procura contribuir para o redimensionamento do papel social de agentes estratégicos, incluindo autores/as, leitores/as, editoras, distribuidoras e livrarias.
Sob a coordenação editorial de Larissa Mundim, a Editora As Pensadoras está alinhada ao mercado editorial independente e apoia a propriedade intelectual fortalecida.
Razões por trás do projeto
A Editora As Pensadoras nasce com a proposta de ser uma alternativa ao mercado editorial tradicional, ampliando a bibliodiversidade. “Editar livros, definir o que e quem publica, como e quando publicar, é um exercício de poder. Nesse contexto, a Editora As Pensadoras posiciona-se e identifica-se nas frentes que buscam rupturas e reinvenções”, explica Rita Machado.
A proposta busca contrapor dados da realidade editorial brasileira. Como demonstra pesquisa coordenada pela professora Regina Dalcastagnè (UnB), que analisou romances publicados pelas principais editoras do país entre 1990 e 2004, autores do sexo masculino eram maioria nesse cenário (72,7%).
Ainda, o mercado editorial é marcado pela homogeneidade racial e geográfica: 93,9% dos autores eram brancos, e 60% residiam na região Sudeste do Brasil. Outro estudo conduzido pela professora e equipe de alunos pesquisadores evidencia que esse perfil também é predominante nas premiações literárias no Brasil, com apenas uma mulher premiada entre 30 prêmios concedidos no período de 2006 a 2011.
Conheça a primeira obra da editora
A princípio, o livro que abre o catálogo da Editora As Pensadoras reúne nove artigos produzidos por mulheres, além de apresentação assinada pela filósofa e coordenadora da Escola, Rita Machado. Do mesmo modo, os textos contemplam aspectos do pensamento de Hannah Arendt, Adriana Cavarero, Seyla Benhabib, assim como, Margaret Cavendish, Simone de Beauvoir.
Além de Angela Davis, María Lugones, Silvia Rivera Cusicanqui e Lélia Gonzalez. Portanto, o volume 1 da coleção “As Pensadoras” está disponível para pré-venda em formato físico e poderá ser adquirido por meio do site d’As Pensadoras: https://www.aspensadoras.com.br/loja. Em breve, será disponibilizado também para pré-venda o formato e-book.
Serviço:
Valores:
Livro Físico Capa Dura: R$ 70,00
E-book: R$39,00
Assim, confira os textos e autoras que integram o primeiro volume da coleção As Pensadoras:
Alice de Carvalho Lino Lecci – “Aspectos históricos e políticos do feminismo negro nos Estados Unidos”
Beatrís da Silva Seus – “Para além dos costumes”
Carla Milani Damião e Carmelita Brito de Freitas Felício – “Vozes singulares e relacionalidade no pensamento de Adriana Cavarero”
Cecília Pires – “A ação como traço essencial da condição humana. Uma leitura acerca das ideias arendtianas”
Janyne Sattler – “Margaret Cavendish e a impetuosidade da palavra”
Karina de França Silva Valle – “Lélia Gonzalez, presente!”
Lia Pinheiro Barbosa – “Silvia Rivera Cusicanqui, a tecedora de uma Sociologia do Abya Yala”
Loiane Prado Verbicaro – “Seyla Benhabib e o ajuste de contas com a modernidade”
Susana de Castro – “Feminismo, subalternidade e decolonialidade”
Conselho Editorial
Heloísa Buarque de Holanda
Isabel Lousada
Larissa Mundim
Loiane Prado Verbicaro
Mayra Jocelin Martínez Martínez
Nivia Ivette Núñez de la Paz
Rita Machado
Ficha técnica:
Coleção As Pensadoras, volume 1
Preparação de originais: Patrícia Guimarães Gil
Edição de texto: Larissa Mundim e Patrícia Guimarães Gil
Identidade visual: As Pensadoras
Projeto gráfico, arte e diagramação: Alanna Oliva
Produção gráfica: Lilia Goes
Coordenação editorial: Larissa Mundim
Fotos: Divulgação / Internet / Acervo Pessoal
Fonte: Cristina Aguilera / Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Na Mídia
Então, não deixe de ler: Bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi
Do mesmo modo, veja ainda nosso ebook: Um corpo bonito é essencial
Conhece a loja do Na Mídia? Clique aqui
Veja alguns Pares de Moedas de negociações:
ADA – Ada Cardano, DOGE – Dogecoin, BTC – Bitcoin, BCH – Bitcoin Cash, ETH – Ethereum, BNB – Binance Coin, LTC – Litecoin, ETC – Ethereum, UNI – Uniswap, DOT – Polkadot, XPR – Riplle, SHIB – Shiba Inu, AR – Arweave, BAR – Barcelona, CHZ – Chiliz, USDT – Tether, DASH – Dash e muito mais.
Portanto, desde o início de 2018, a Binance é considerada a maior Exchange de criptomoedas do mundo. Quer dizer, em termos de volume de negociação. Além de listar moedas de alta qualidade.
Quer operar como os trades?
A princípio, comece criando uma conta gratuitamente fazendo o seu registro (cadastro) na maior plataforma especializada em ativos digitais Binance – após seu cadastro você pode começa a negociar com as principais criptomoedas.