Aquário de São Paulo e Educação Ambiental

0
372

Aquário de São Paulo e Educação Ambiental.

Inaugurado em 2006, o Aquário de São Paulo (ASP) é referência em cuidado e bem-estar animal. Localizado no bairro do Ipiranga, na zona sul da capital, trata-se do primeiro aquário temático da América Latina. Com estrutura de 15 mil metros quadrados, ampliada ao longo dos quinze anos de história, é o abrigo de cerca de 3.500 animais — 250 espécies do Brasil e de outros países, como ursos polares e cangurus.

A quantidade de água armazenada em todo o espaço impressiona: são 4 milhões de litros de água espalhados em tanques de acordo com as necessidades de cada espécie.

Aquário de São Paulo e Educação Ambiental

A origem de cada um destes animais é diferente: algumas espécies da fauna brasileira foram resgatadas por serem vítimas de tráfico animal, em operações do IBAMA e da Polícia Ambiental, como lagartos pogonas e jabutis. Outra motivação para alguns animais viverem hoje no aquário é a impossibilidade de voltarem à natureza.

“O ideal é que todo animal que encalhe em uma praia, como é o caso do lobo-marinho, vá para um Centro de Reabilitação e seja solto de novo. Mas, em alguns casos, os animais encalham cegos ou têm alguma doença que não permite a vida em conjunto novamente”, explica Laura Reisfeld, veterinária- hefe do Aquário de São Paulo. Já os animais exóticos, ou seja, originários de outros países, como as focas e os ursos polares, chegaram ao aquário transferidos de zoológicos e criadouros legalizados

Aquário de São Paulo e Educação Ambiental

Roteiro da aventura

O passeio pelo Aquário é dividido por setores. O visitante começa uma aventura de conhecimento e de conscientização sobre a preservação de espécies na área de água doce, onde ficam animais de rios, lagos e cachoeiras, e a ambientação remete às florestas nacionais. Ali, tem a oportunidade de ver o jacaré albino — único em exposição no mundo —, serpentes, jacarés do Pantanal e peixes ameaçados de extinção, como a Piracanjuba.

Na sequência, o setor marinho abriga o chamado Oceanário, com um tanque de 1 milhão de litros de água, que apresenta uma visão cento e oitenta graus de peixes mero, arraias e tubarões das espécies mangona e lixa. Estes chegaram ao Aquário por meio de uma apreensão do IBAMA em uma antiga exposição itinerante, onde os tubarões ficavam expostos ao público até em shoppings.

Pinguins-de-Magalhães, macacos bugios, lontras, bicho-preguiça e tamanduás mirins também fazem parte do espaço. No setor dos mamíferos aquáticos, o grande destaque é o peixe-boi amazônico, porta-voz da causa voltada à preservação de sua espécie. Em seguida, as focas Ema, Deco, Lily e Vitu encantam o público em um ambiente temático de navio pirata.

Em 2015, o Aquário ampliou a viagem pelo mundo: o visitante passou a conhecer animais da África, da Indonésia e da Austrália: suricatos, lêmures, pítons, morcegos, cangurus, wombats e coalas fazem parte desse roteiro. Mais adiante, um lobo-marinho e o casal de ursos polares Aurora e Peregrino fecham o passeio pelo local.

Aquário de São Paulo e Educação Ambiental

Os ursos fazem parte de um projeto de pesquisa voltado à reprodução e preservação da espécie, e foram recebidos do zoológico de Kazan, na Rússia, com um ambiente preparado em climatização e espaço. Só para eles são 1,5 mil metros quadrados, numa área com temperatura entre 15°C negativos e 5°C negativos e um milhão de litros de água.

Em todos os setores, o visitante pode saber mais sobre os animais por meio de banners e telas de computador expostas ao lado de cada espécie, com curiosidades da espécie, informações sobre alimentação, hábitos e preservação. Cada espaço também conta com educadores ambientais, que estão sempre prontos a tirar dúvidas e dar
informações.

Manejo e bem-estar animal

No Aquário, todos os animais são cuidados por uma equipe multidisciplinar, formada por biólogos, veterinários, gestores e educadores ambientais, oceanógrafos, técnicos e assistentes de manejo. O Departamento de Bem-estar Animal supervisiona as atividades de enriquecimento ambiental e condicionamento operante, isto é,
procedimentos realizados periodicamente para garantir qualidade de vida aos animais e estimular o comportamento natural das espécies. Em paralelo, o Departamento Veterinário trabalha para manter a saúde física e mental dos animais, com cronogramas de alimentação, exercícios e tratamentos especiais.

Diante do trabalho dedicado, o Aquário de São Paulo é reconhecido pela Associação dos Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) e possui Certificação de Bem-estar Animal.

Educação ambiental

Uma das premissas do Aquário de São Paulo é estimular uma reflexão sobre a consciência ambiental e importância da preservação de espécies. Por isso, além das visitas abertas, o Aquário promove monitorias informativas e visitas de estudantes da educação básica. Antes da pandemia, as monitorias aconteciam presencialmente e as escolas levavam seus alunos para uma aula lúdica e divertida. Agora, a atividade foi adaptada para um formato virtual.

Além disso, o Aquário de São Paulo mantém parceria com instituições e projetos de preservação e educação ambiental em que, ao comprar o ingresso, o visitante contribui diretamente para: Associação dos Amigos do Peixe-boi (AMPA), Mantas do Brasil, Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), Instituto Tamanduá, Save
Brasil, entre outros.

O acordo de Cooperação Técnica que o Aquário mantém com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil (AZAB) e o Ministério do Meio Ambiente prevê a conservação de espécies ameaçadas.

Serviço

Aquário de São Paulo

Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga – São Paulo, SP

Atendimento ao cliente: (11) 2273-5500

Horário de Funcionamento: Segunda a domingo das 09h às 17h

Ingressos e atualizações: https://www.aquariodesp.com.br/

 

 

 

Alessandra tem passagens por alguns dos maiores veículos de comunicação do estado de São Paulo, como Editora Abril, Folha de São Paulo, Estadão, Diário do Grande ABC e Revista Livre Mercado. Colunista dos portais de notícias Tô na Band e São Paulo em Destaque e está à frente dos portais Economia SA, com foco em negócios, e Viajar SA. É sócia-diretora da Business Group Events, agência 360º, única no mercado que atende desde projetos para redes sociais e artistas até negociação de shows e eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui