“Mano Véio” trajetória do radialista Amorim Filho

No próximo dia 23, próximo será lançado o livro “Mano Véio”, que conta a trajetória do jornalista e radialista Amorim Filho, figura reconhecida por ser responsável pela difusão das manifestações culturais nordestinas em todo o Brasil.

0

No próximo dia 23, próximo será lançado o livro “Mano Véio”, que conta a trajetória do jornalista e radialista Amorim Filho, figura reconhecida por ser responsável pela difusão das manifestações culturais nordestinas em todo o Brasil.

Aos 22 anos e apenas com uma bagagem de mão, Amorim Filho saiu de Cajazeiras, na Paraíba, com o firme propósito de trabalhar como jornalista e radialista em São Paulo.

Deixou para traz seus sete irmãos órfãos com o juramento de buscar uma vida melhor para sua família.

Quase cinco décadas depois e de passar por diversas emissoras de rádio se fixou no Grupo Bandeirantes de Rádio, onde atuou como repórter setorista de aeroporto e se destacou pelo seu poder de comunicação criando termos que atraiam a atenção dos ouvintes.

Mais tarde produziu e apresentou o programa “Nas Quebradas do Sertão”, na Rádio Bandeirantes, para divulgar a cultura nordestina, principalmente o forró. Amorim Filho transformou-se em “Mano Véio” – nome estimulado pelo seu irmão e parceiro, Expedito Duarte, o “Mano Novo” -, no maior fenômeno público pelas ondas do rádio e de shows populares.

O livro registra passagens de “Mano Véio”, com os nomes mais respeitados da música e do folclore do Nordeste. Luiz Gonzaga, Patativa do Assaré, Waldemar dos Passarinhos, Frank Aguiar e a banda Matruz com Leite entre outros consagrados ocupam espaço nesta obra.

Todas as madrugadas e ao vivo “Mano Véio” apresenta pela Rádio Nativa, o “Forró Nativa”, um programa de cinco horas, recheado de música, interatividade com os ouvintes, humor e mensagens de confiança.

Ele costuma dizer: “não tenho ouvintes, tenho seguidores. Só a rádio tem esse poder de criar raízes com o povão. Somos uma grande família”.  

Escrito pelo jornalista e editor Antoninho Rossini, o livro Mano Véio – Amorim Filho, o paraibano que popularizou o forró e as artes nordestinas pelas ondas do rádio, resgata passagens de Amorim Filho ainda jovem nas emissoras locais da Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro até conquistar seu espaço definitivo em São Paulo.

“ Trata-se de um verdadeiro legado e serve de exemplo às pessoas que perseguem seus sonhos com determinação. Apegado à fé, devoto de Padre Cícero Romão Batista e Santo Expedito, “Mano Véio” construiu uma história que deve ser sempre lembrada”, afirma Rossini.

Serviço:

Nome do livro: “Mano Véio”

Editora: Tag&Line

Lançamento: 23/4/2019

Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1731

Horário: a partir das 18:30 hs

Artigo anteriorAnny Petti lança nacionalmente “Parará”
Próximo artigoPaulo Gustavo com a mãe Dona Déa no Tom Brasil
Sula Costa
Sula Costa nasceu em Anápolis, GO. Jornalista e empresária, estudou marketing no Brasil. Em NY, trabalhou com produtoras cinematográficas internacionais, Organizações de Instituto de Pesquisa em Preservação do Meio ambiente na ONU. Estudou produção de TV na Califórnia , designer gráfico e fotografia em NY. Trabalhou em projetos de restauração,construção e intervenção, planejamento culturais para o Brasil . Cobriu os principais eventos econômicos do Brasil em New York; trabalhou como correspondente internacional para o jornalista Gilberto Amaral.e Casa do Brasil Internacional em Nova Iorque. É Diretora Executiva da Costa Consulting,, empresa de consultoria e assessoria em fomento cultural em Brasilia e, Presidente|Fundadora da Associação World Art Show em Sao Paulo, Organização que apoia a arte visual do Brasil. Em 2023 foi nomeada Vice- Presidente da ACLAB -Academia de Letras e Artes do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui